Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Governo deve reservar R$ 5 bilhões para financiamento de novo vale-gás

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 26 de Agosto de 2025 2 min de leitura

O Governo deve destinar R$ 5 bilhões no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2026 para financiar o novo modelo de vale-gás – que pode se chamar “Gás para Todos” ou “Gás do Povo”.

Assim, o benefício social substituirá o atual Auxílio Gás, criado em 2021. Dessa maneira, vai ampliar o atendimento para até 17 milhões de famílias de baixa renda em todo o Brasil.

Segundo Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aprovou a criação do programa. A peça será enviada até esta sexta-feira (29) ao Congresso Nacional.

Mesmo sem todos os detalhes definidos até então, a equipe econômica assegurou que a verba necessária estará integralmente garantida no orçamento.

A expectativa do Executivo é que a Medida Provisória (MP) seja enviada em setembro e que a operacionalização do novo benefício comece ainda em 2025.

Vale-gás vai ampliar número de famílias beneficiadas

Atualmente, 5,13 milhões de famílias são beneficiadas com o pagamento do Auxílio Gás a cada dois meses, no valor do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg.

Mas, o novo vale-gás vai permitir a retirada gratuita do botijão em pontos de revenda credenciados. Além disso, mais 11,4 milhões de famílias também receberão a ajuda.

O Governo também fixará valores regionalizados – conhecidos como Preço de Referência – para garantir equilíbrio dos valores do botijão de gás entre os estados.

Se a venda ocorrer por valor abaixo do teto, a diferença será revertida em crédito pra o beneficiário. Assim, assegura que o recurso seja usado apenas para a compra do gás de cozinha.

O Governo pretende iniciar o novo vale-gás ainda este ano, antes da entrada em vigor do orçamento de 2026. Desse modo, milhões de famílias terão acesso imediato ao novo benefício.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.