A partir desta quinta-feira (1°), começa a valer um novo desconto na conta de luz para as famílias de baixa renda. Dessa maneira, permite economizar dinheiro em 2026.
Chamado de “desconto social”, ele vale para os indivíduos cadastrados no Cadastro Único com renda mensal de até um salário mínimo (R$ 1.621) por pessoa.
Além disso, é preciso ter um consumo mensal de até 120 kWH. De acordo com estimativas do Governo, a expectativa é que cerca de 4 milhões de famílias sejam beneficiadas com a mudança.
Segundo o Governo, as distribuidoras tiveram até o dia 31 de dezembro para identificar os que têm direito ao desconto na conta de luz. Assim, espera-se que as próximas faturas já venham ajustadas.
VEJA TAMBÉM: Como parcelar a conta de luz atrasada?
O desconto na conta de luz foi criado para atender as famílias de baixa renda que não se encaixaram na nova tarifa social de energia elétrica, que entrou em vigor em julho de 2025.
Assim, as famílias que têm direito à nova tarifa social devem:
- Estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ter renda mensal entre meio salário mínimo até um salário mínimo por pessoa;
- Consumir até 120 kWH por mês.
Quem atender aos critérios, terá um desconto entre 9% a 18% da conta, dependendo da região do Brasil. Ele deve aparecer automaticamente na conta de luz para quem tem o CadÚnico atualizado.
Vale ressaltar que as famílias de baixa renda com renda de até meio salário mínimo por pessoa e consumo de, no máximo, 80 kWH segue com isenção da conta de energia elétrica.