Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Custo para tirar CNH pode reduzir em até 75% sem a obrigatoriedade de autoescola

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 11 de Agosto de 2025 3 min de leitura

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia alterar o processo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), eliminando a obrigatoriedade de frequentar a autoescola.

A medida, que ainda está em análise, pode reduzir o custo total em até 75% para quem deseja ter sua habilitação. Dessa maneira, representa uma grande economia para os brasileiros.

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a alteração visa ampliar o acesso à habilitação, especialmente entre os mais pobres. Ou seja, se tornará mais acessível financeiramente.

VEJA TAMBÉM: Como consultar os pontos da CNH?

CNH sem autoescola: como funcionará?

Hoje, para obter a CNH, o candidato precisa cumprir a carga horária de pelo menos 40 horas de aula teórica e 20 horas de aula de direção em Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Além disso, ainda é necessário pagar as taxas, materiais didáticos em muitos casos e, se reprovar nas provas práticas ou teóricas, ainda desembolsar dinheiro para novas tentativas.

Sem a obrigatoriedade da autoescola para ter a CNH, os brasileiros podem economizar dinheiro. Isso porque, embora as provas ainda sejam necessárias, é possível escolher como se preparar.

Quem já dirige, mas não tem habilitação, pode validar suas habilidades diretamente nas provas de legislação e direção. Assim, estima-se que o custo da CNH cairia de R$ 3.000 para R$ 600.

Mas, quem ainda não sabe dirigir, pode fazer quantas aulas desejar. O treinamento poderia ser feito com instrutores autônomos credenciados pelo Governo Federal ou em autoescola.

Ademais, a medida também não deve alterar a obrigatoriedade dos exames médicos necessários. Fora isso, o recém-habilitado ainda seguiria com a habilitação provisória durante um ano.

A proposta faz parte de um plano para reduzir a burocracia e ampliar o acesso à habilitação, diminuindo o custos. Desse modo, mais brasileiros teriam a possibilidade de obter sua CNH.

Quando a mudança da CNH entra em vigor?

Espera-se que as mudanças sejam formalizadas em algumas semanas. Afinal, o Código de Trânsito Brasileiro determina que podem ser feitas sem a necessidade de aprovação do Congresso Nacional.

Art. 141. O processo de habilitação e as normas relativas à aprendizagem para conduzir veículos automotores e à autorização para conduzir ciclomotores serão regulamentados pelo Contran. (Redação dada pela Lei nº 14.599, de 2023)”.

    No entanto, ainda não há prazo definido para isso. Portanto, continue acompanhando!


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

    Últimas Notícias

    .