Todos os anos, muitas pessoas se perguntam se o Corpus Christi é feriado, principalmente quanto a data se aproxima. Em 2025 ela será nesta quinta-feira, 19 de junho.
Embora seja uma celebração tradicional no Brasil, Corpus Christi é, na verdade, ponto facultativo. Ou seja, cada empresa, cidade ou estado deve decidir se autoriza ou não a folga de seus funcionários.
Portanto, deve conferir as leis do município onde trabalha para saber se terá folga. Ao todo, 17 capitais brasileiras instituíram o Corpus Christi feriado. Continue lendo para descobrir quais são!
Ainda que muitos acreditem que o Corpus Christi é feriado nacional, a data nunca foi. Ela é ponto facultativo, portanto, cabe a lei municipal ou estadual definir se os trabalhadores têm folga.
No total, 17 capitais brasileiras estabeleceram feriado no Corpus Christi. São elas:
Nesses locais, os órgãos públicos e parte do comércio podem não funcionar nesta quinta (19). Nas demais capitais, o funcionamento dos estabelecimentos varia.
Mas, são apenas exemplos, vários outros municípios oferecem folga aos trabalhadores no Corpus Christi. Por isso, você deve verificar a lei do município onde seu trabalho é registrado.
Apesar de não ser feriado nacional, os bancos não abrem no Corpus Christi, no dia 19 de junho. De acordo com a Resolução n.º 4.880, a data não é considerada dia útil para operações bancárias.
Portanto, segundo o calendário da FEBRABAN, os bancos devem retomar o atendimento ao público após o feriado de Corpus Christi no dia 20 de junho de 2025, na sexta-feira.
Boletos, carnês e demais contas que possuem vencimento no dia 19 podem ser pagos no dia seguinte sem cobrança de juros. Portanto, se seu boleto vence no Corpus Christi, fique tranquilo.
Pagamentos e transferências Pix ou TED vão funcionar normalmente. Assim, os correntistas podem continuar movimentando o seu dinheiro sem nenhum problema.
INSS pode descontar até 30% de aposentados e pensionistas com devolução duplicada
Bolsa Família anuncia novas regras com foco em saúde e educação
Nova tarifa social oferece isenção da conta de luz para famílias elegíveis
Como viajantes brasileiros devem agir em zona de guerra?
Caixa lança campanha para renegociar dívidas com até 90% de desconto