Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Bandeira vermelha: conta de luz fica mais cara a partir de 1° de junho

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 02 de Junho de 2025 3 min de leitura

A partir de 1° de junho, a conta de luz dos brasileiros fica mais cara devido à bandeira vermelha, de acordo com um comunicado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Isso porque, segunda a agência, o volume de água que chega aos reservatórios está abaixo da média. Assim, compromete a geração hidrelétrica e aumenta os custos de energia.

Portanto, há “um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”

Desse modo, o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para junho implica em uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, deixando a conta de luz mais cara.

VEJA TAMBÉM: Como cadastrar o NIS na conta de luz?

Como economizar na conta de luz?

A partir de junho, a conta de luz ficará mais cara com o acionamento da bandeira vermelha. Por isso, a Aneel recomenda a adoção de medidas para reduzir o consumo de energia.

Dessa maneira, os consumidores podem evitar um impacto maior nas contas e economizar dinheiro. Algumas das soluções para gastar menos na conta de energia, são:

  • Tenha lâmpadas do tipo LED, que são mais econômicas;
  • Tire os aparelhos da tomada, caso não esteja usando;
  • Evite ligar aparelhos em horário de pico da sua região;
  • Busque aparelhos que reduzam o consumo, como com o selo Procel;
  • Se possível, invista em energia solar.

FIT, empresa do grupo Santander, proporciona a geração da própria energia renovável. Assim, há uma redução de até 15% na conta, sem precisar instalar placas em seu telhado.

Isso porque desde a promulgação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300/22) é possível gerar energia solar de forma compartilhada, e a FIT é especialista nesse processo.

Vale lembrar que, se o orçamento não for suficiente para arcar com a cobrança após ficar mais cara, você pode pagar a conta de luz com um cartão de crédito.

Essa é uma boa saída para quando o boleto está quase vencendo e não tem mais dinheiro. No entanto, é preciso ver se o seu banco, seja tradicional ou digital, oferece essa opção.

Além disso, tome cuidado para que as contas não virem uma bola de neve e acumule dívidas. Para te ajudar nesta organização, utilize o Gerenciador Financeiro da Mobills.

Mobills: Finanças e Cartões
Mobills: Finanças e Cartões

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150 Ícone de estrela Ícone de estrela Ícone de estrela Ícone de estrela Ícone de estrela
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Apenas R$19,90 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.