O Natal é uma das épocas que mais aperta o orçamento das famílias brasileiras. Em 2025, é um desafio economizar na Ceia de Natal e ainda assim ter uma celebração memorável.
Afinal, além da inflação, existem despesas fixas que, em janeiro, estão batendo na porta! Mas, com um bom planejamento e substituições inteligentes, a economia real se torna mais fácil.
Para não começar 2026 com dívidas, veja como gastar menos para que o vermelho esteja apenas na decoração da Ceia de Natal e nas roupas dos seus convidados – e não em suas finanças!
A indústria alimentícia investe pesado em itens sazonais que possuem um valor agregado altíssimo devido à tradição da Ceia de Natal. Mas, você tem outras alternativas!
Muitas vezes, pagamos pela marca do alimento e não pelo sabor, fazendo com que o preço seja ainda mais caro. A seguir, veja algumas substituições que você pode fazer para economizar:
- Proteínas: o peru, tradicional na Ceia de Natal, costuma ter o quilo mais caro do açougue. Já o Chester ou Lombo Suíno têm uma carne suculenta e ainda uma economia média de 25%;
- Acompanhamentos: em vez de usar castanhas importadas em farofas e sobremesas, use amendoim torrado, sementes de girassol ou castanha-do-pará;
- Frutas: frutas típicas do inverno europeu, como a cereja fresca, chegam ao Brasil com preços exorbitantes. Por isso, prefira usar frutas da estação, como manga, abacaxi, uva e melancia;
- Bebidas: o mercado brasileiro de espumantes e vinhos nacionais está cada vez melhor. Assim, substituir o champagne francês ou o vinho importado por rótulos brasileiros garante uma boa economia!
Além disso, teste substitua as marcas famosas de marca própria dos grandes supermercados. Itens como panetones, azeites, leite condensado e creme de leite costumam ter a mesma qualidade.
Muitas vezes, quem fabrica o produto da marca do supermercado é inclusive a mesma indústria que fabrica a marca famosa. No entanto, podem custar até 30% menos!
Se você quer ter uma Ceia de Natal econômica, um bom planejamento é a chave! Afinal, a economia acontece muito antes da escolha do produto ou ida ao supermercado.
Uma alternativa é acabar com a ideia de que o anfitrião deve arcar com tudo. Se a Ceia de Natal for em sua casa, pode dividir os pratos entre os convidados para que não pese no bolso de ninguém.
Alguém pode trazer a proteína, outro a farofa, outro a bebida e outra pessoa traz a sobremesa de Natal, por exemplo. Isso está cada vez mais comum – afinal, a inflação não está facilitando.
Desse modo, também não passa o dia 24 inteiro na cozinha. Mas, se preferir arcar com tudo ou quiser economizar na sua contribuição para a Ceia de Natal:
- Defina o orçamento para a Ceia de Natal com base no quanto pode gastar;
- Compre itens não perecíveis, como farinhas e bebidas, com antecedência;
- Supermercados costumam lotar e ir várias vezes pode ser desanimador. Por isso, vá com lista de compras para não esquecer nada e evitar lojas de conveniência.
Lembre-se de, antes de fazer as compras para o Natal, pagar todas as suas contas. Caso contrário, pode iniciar 2026 com dívidas em seu nome e transformar as festas em uma bela dor de cabeça!
Vale ressaltar que, se você tem pontos Esfera acumulados, pode usar para resgatar vales-compra em supermercados ou lojas de alimentação. Por exemplo, Assaí Atacadista e Carrefour.
Dessa maneira, não precisará desembolsar nada ou vai economizar uma boa quantia!