A partir de 1° de junho, os turistas brasileiros vão ser isentos de visto para visitar a China por até 30 dias. A medida inclui turismo, negócios, visitas a familiares, intercâmbio e trânsito.
Em vigor até maio de 2026, em caráter experimental, a iniciativa faz parte de um plano maior do governo chinês para fortalecer as relações com a América Latina.
Em caráter experimental, os brasileiros não precisarão de visto para viajar à China para turismo, negócios, visitas a parentes, intercâmbio ou trânsito. Assim, a viagem é sem burocracia.
A nova medida será válida a partir de 1° de junho de 2025 até 31 de maio de 2026. Depois disso, Pequim vai decidir se prolongará a política ou voltará a exigir visto.
Nesta quinta-feira (15), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, confirmou a medida em entrevista coletiva. Mas, não detalhou os critérios para a escolha dos países beneficiados:
Outros países da mesma região e que também participaram do fórum, como a Colômbia, não foram incluídos. Mas, o programa pode ser ampliado, quando considerado apropriado.
Com a nova regra, o Brasil passa a ter o mesmo tratamento de vários países da Europa e Ásia. Dessa maneira, os brasileiros poderão visitar a China com mais praticidade e facilidade.