Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Caixa volta a permitir mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 10 de Dezembro de 2025 2 min de leitura

Nesta terça-feira (9), a Caixa Econômica Federal anunciou que seus clientes poderão, novamente, contratar mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo!

Para isso, o financiamento deve usar os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) – uma das principais fontes de crédito habitacional no Brasil.

Essa possibilidade estava suspensa desde novembro de 2024, quando a Caixa passou a impedir clientes com um financiamento de imóvel ativo de contratar um novo crédito imobiliário.

Durante os 13 meses com a restrição em vigor, a Caixa tentou equilibrar a procura por financiamentos e a falta de recursos no SBPE. Tinha muita demanda por crédito, mas pouco dinheiro no sistema.

Mas, com a mudança, os clientes agora podem voltar a contratar mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE através da Caixa, atendendo a demanda do mercado.

Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a nova decisão foi possível após o Banco Central permitir que parte dos recursos da caderneta seja usado para o crédito imobiliário.

    Para ele, “essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento”.

    O cancelamento da restrição faz parte de um pacote de medidas do Governo, divulgado em outubro, para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar o mercado da construção civil.

    Outras medidas do Governo para crédito imobiliário

    Além da mudança que voltou a permitir mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo na Caixa, outras ações promovidas pelo Governo são:

    • Aumento do teto do Sistema Financeiro da Habitação (SFH): o limite do valor dos imóveis para financiamento subiu de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões, ampliando o acesso de crédito mais vantajoso às famílias de renda média e alta;
    • Maior cota de financiamento: a Caixa voltou a financiar até 80% do valor do imóvel na modalidade de Sistema de Amortização Constante (SAC) e até 70% na Tabela Price, exigindo uma entrada menor.

    Fora isso, em outubro de 2025, o Governo lançou uma nova linha de crédito para reformas, chamada de Reforma Casa Brasil, com taxas atrativas para reformas em imóveis.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

    Últimas Notícias

    .