Nesta terça-feira (9), a Caixa Econômica Federal anunciou que seus clientes poderão, novamente, contratar mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo!
Para isso, o financiamento deve usar os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) – uma das principais fontes de crédito habitacional no Brasil.
Essa possibilidade estava suspensa desde novembro de 2024, quando a Caixa passou a impedir clientes com um financiamento de imóvel ativo de contratar um novo crédito imobiliário.
Durante os 13 meses com a restrição em vigor, a Caixa tentou equilibrar a procura por financiamentos e a falta de recursos no SBPE. Tinha muita demanda por crédito, mas pouco dinheiro no sistema.
Mas, com a mudança, os clientes agora podem voltar a contratar mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE através da Caixa, atendendo a demanda do mercado.
Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a nova decisão foi possível após o Banco Central permitir que parte dos recursos da caderneta seja usado para o crédito imobiliário.
Para ele, “essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento”.
O cancelamento da restrição faz parte de um pacote de medidas do Governo, divulgado em outubro, para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar o mercado da construção civil.
Além da mudança que voltou a permitir mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo na Caixa, outras ações promovidas pelo Governo são:
Fora isso, em outubro de 2025, o Governo lançou uma nova linha de crédito para reformas, chamada de Reforma Casa Brasil, com taxas atrativas para reformas em imóveis.