Já pensou ter dinheiro para receber sem saber? Pois é, se você tinha saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até o fim do ano passado, pode receber um dinheiro extra.
Os valores tratam-se da distribuição anual de lucro do Fundo. Ele é creditado proporcionalmente ao saldo do trabalhador, vindo do rendimento gerado pelo FGTS ao longo do ano.
Para saber mais detalhes do Lucro do FGTS, continue lendo o conteúdo abaixo!
O Lucro do FGTS é um dinheiro extra obtido com a rentabilidade do Fundo ao longo do ano. Dessa maneira, uma parte desse valor é repassado aos trabalhadores proporcionalmente.
O Conselho Curador do FGTS define a fração que os trabalhadores receberão, que costuma variar a cada ano. Além disso, o valor é calculado com base no desempenho financeiro do Fundo.
Mas, vale ressaltar que o valor não cai na conta bancária. O dinheiro extra entra diretamente na conta do FGTS, desse modo, soma-se ao saldo total do trabalhador.
Todos os trabalhadores que, em 31 de dezembro de 2024, tinham saldo em sua conta do FGTS, têm direito ao dinheiro extra. Assim, ele é proporcional ao saldo existente na data.
Geralmente, o dinheiro extra do FGTS é pago entre julho e agosto. Isso porque, primeiro, acontece a reunião do Conselho Curador para definir o percentual da distribuição.
A Caixa tem até o dia 31 de agosto para depositar o Lucro do FGTS nas contas dos Trabalhadores. Mas, de acordo com as decisões do Governo Federal, o calendário pode variar a cada ano.
No entanto, só é possível usar o dinheiro do FGTS em situações como:
Dessa maneira, o Fundo busca valorizar quem mantém saldo no FGTS. Mas, uma vez por ano, você pode resgatar os valores através do Saque-Aniversário ou Antecipação do Saque-Aniversário.
Se quiser o regate, vale a pena consultar o saldo do FGTS para observar a movimentação. Assim, consegue acompanhar o rendimento e fazer um planejamento financeiro.