Neste mês, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) intensificou o monitoramento da Prova de Vida e já convocou cerca de 3 milhões de aposentados e pensionistas que ainda estão pendentes.
O procedimento anual é essencial para garantir a continuidade dos pagamentos. Caso os convocados não realizem dentro do prazo, podem ter seus benefícios sociais bloqueados.
Afinal, a Prova de Vida serve para comprovar que o beneficiário está vivo e segue elegível para os pagamentos. Desse modo, a exigência busca evitar fraudes e depósitos indevidos.
Veja como consultar se está em dia com a Prova de Vida do INSS para não ter a renda suspensa!
Em 2023, Prova de Vida deixou de ser responsabilidade exclusiva do beneficiário. Desde então, ela passou a ser conduzida, prioritariamente, pelo próprio INSS.
Portanto, agora o órgão busca informações em bases de dados do Governo Federal. Por exemplo, registros de vacinação, atualização de documentos e movimentações em sistema de saúde.
Dessa maneira, a integração com a base de dados permite que mais de 90% dos segurados já estejam com a Prova de Vida validade automaticamente.
Contudo, os demais beneficiários, precisam fazer a Prova de Vida manualmente para evitar o bloqueio dos benefícios sociais. Em setembro, cerca de 3 milhões de pessoas foram convocadas.
Atualmente, existem duas maneiras para confirmar se um beneficiário do INSS está com a Prova de Vida em dia – pelo aplicativo ou site Meu INSS ou telefone do INSS.
Para consultar online, acesse o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) com sua conta gov.br. Depois, no menu, clique em “Prova de Vida” para ver a data da última atualização.
Ou, ligue para a Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado das 7h às 22h.
Se, após a consulta, constar a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, é porque sua Prova de Vida está pendente. Portanto, deve regularizar imediatamente.
Nesse caso, pode optar por 3 diferentes maneiras para regularizar sua situação:
Além disso, beneficiários com mobilidade reduzida ou em idade avançada podem solicitar atendimento domiciliar. Ele será realizado mediante agendamento prévio, por um servidor credenciado.
O INSS reforça que não solicita a Prova de Vida através de ligações ou mensagens via WhatsApp, SMS ou redes sociais com ameaças de bloqueio do benefício social.
Portanto, fique atento a contatos suspeitos. Ademais, em caso de dúvida, busque as maneiras oficiais de consultar sua situação e nunca forneça seus dados pessoais ou financeiros a terceiros.
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