Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Quando é o Dia das Mães 2023? Veja curiosidades sobre a data!

O dia das mães é marcado por diversas homenagens para as mães e acontece sempre no segundo domingo de Maio. Saiba em qual dia acontecerá em 2023!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 26 de Abril de 2023

Saber quando é o dia das mães no Brasil é uma dúvida frequente, pois a data é, assim como a Páscoa, considerada uma data móvel, uma vez que não tem dia fixo.

O dia das mães, no Brasil, é comemorado desde 1932, sendo um dos dias mais importantes para a economia brasileira, uma vez que aumenta as vendas nos comércios, sejam físicos ou virtuais.

Em 2022, por exemplo, as vendas relacionadas à comemoração cresceram 6.9% no comércio físico, segundo o indicador Serasa Experian – como aponta a notícia da CNN.

Com isso, é válido dizer que quanto mais rápido e antes da data você comprar o presente, maiores serão as chances de economizar. Afinal, o preço dos produtos tende a aumentar próximo às datas. 

Por isso, saiba quando é o dia das mães em 2023, para que você encaixe o presente dentro do seu planejamento!

Confira!

Que dia é o dia das mães?

O dia das mães de 2023 será num domingo, dia 14 de Maio.

A data, que em 2022 aconteceu no dia 08 de maio, é considerada uma data móvel, pois não tem um dia fixo no calendário para que ocorra todos os anos, sendo celebrada sempre no segundo domingo de maio.

Origem do Dia das Mães

Agora que você já sabe quando é o dia das mães, que tal saber um pouco mais sobre a história por trás da criação da data?

O dia das mães foi criado em homenagem à ativista Ann Jarvis, que faleceu em 9 de maio de 1905. 

Sua filha, Anna Jarvis, ficou bastante afetada, o que fez com que um grupo de amigas suas decidisse fazer uma festa para homenagear sua mãe, ao mesmo tempo em que tentavam animá-la.

A partir disso, Anna quis que essa homenagem fosse estendida ao maior número de mães possíveis, o que levou a uma propagação desse dia por todo o país e, mais tarde, pelo mundo.

Apesar da homenagem das amigas de Anna ter ocorrido em 1905, a data foi oficializada somente em 1914 pelo então presidente Woodrow Wilson.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o dia das mães 2023 acontecerá no dia 14 de maio, que é o segundo domingo do mês.

Apesar de ter registros da primeira comemoração em Porto Alegre, na década de 1910, a data se tornou oficial apenas em 1932, pelo presidente em atividade da época, Getúlio Vargas.

No país, a data movimenta a economia e é marcada por diversas homenagens dos filhos às matriarcas da família, que as presenteiam de várias formas, sejam elas presentes físicos, cartas, palavras ditas e demais gestos de carinho.

Quando é o Dia das Mães em outros países?

Em outros países do mundo, a data do dia das mães pode ocorrer em um dia totalmente diferente do que é comemorado no Brasil, uma vez que a tradição dos Estados Unidos é seguida.

Por exemplo, na Argentina a comemoração acontece no terceiro domingo de outubro, enquanto na Sérvia, por sua vez, o dia 08 de março é fixo para a comemoração.

No segundo domingo de maio, assim como o Brasil, comemoram a data a Alemanha, África do Sul, Canadá, Chile, Itália, Suíça, e outros mais de 90 países.

Desse modo, apesar de alguns países terem datas muito diferentes, todos têm o mesmo propósito de comemoração: o papel importante das mães na sociedade e no seio familiar, que sempre deve ser celebrado.

Quando será o Dia das Mães nos próximos anos?

Por ser uma data muito celebrada no Brasil, é possível que você tenha a curiosidade de saber que dia é o dia das mães dos anos seguintes.

Como dito anteriormente, por ser uma data móvel, o dia das mães não tem dia fixo para acontecer. Por isso, confira a seguir quando será essa data nos próximos 5 anos.

  • Dia das Mães 2024 – 12 de maio de 2024
  • Dia das Mães 2025 – 11 de maio de 2025
  • Dia das Mães 2026 – 10 de maio de 2026
  • Dia das Mães 2027 – 09 de maio de 2027

Para saber quantos dias faltam para o dia das mães de qualquer ano, ou quanto falta para quaisquer outras datas, é possível utilizar um contador de dias entre datas.

Ideias de presentes para o Dia das Mães

Dito isso, agora que você já sabe que dia é o dia das mães de 2023, além da data para outros anos, confira algumas ideias de presentes para esse dia tão especial.

Se você está em busca de economizar, encontrar um presente para a sua mãe que não fuja do orçamento pode ser simples. Afinal, um presente de coração e com carinho vale mais que qualquer outro.

Confira a seguir algumas dicas:

  • Plantas, como orquídeas, cactos, suculentas, espada-de-são-jorge;
  • Bilhetes escritos à mão, como cartas contanto alguma história sobre vocês ou dizendo o quanto ela é especial;
  • Dia de beleza, ofereça um dia completo em um salão de beleza, com tudo que ela tem direito;
  • Perfumaria, como cremes, óleos, sabonetes e perfume;
  • Quadros ou porta-retratos;
  • Livros, de romance, ação, finanças, religiosos ou outros gêneros, de acordo com o que ela goste;
  • Doces, como uma cesta de café da manhã e doces que ela mais gosta;
  • Buquê, com fotos de momentos especiais ou de flores;
  • Piquenique ou almoço em família, que sejam preparados pelos filhos, entre outros presentes.

VEJA TAMBÉM: Presente de Dia das Mães Barato: Confira Opções Incríveis e Simples

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Que dia é o dia das mães?
Quantos dias faltam para ser o Dia das Mães?
Por que se comemora o Dia das Mães em maio?
Como é comemorado o Dia das Mães no Brasil?
O que eu posso fazer para o dia das mães?

___________________

Utilize a nossa calculadora de dias para contar dias entre datas especiais para você!



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.