Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
Não

O que é teletrabalho – Entenda como funciona e suas vantagens!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 01 de Abril de 2023

Você sabe o que é teletrabalho? O termo começou a ficar bastante conhecido em 2020, ao longo da pandemia.

Por conta disso, o teletrabalho acabou tornando-se mais uma opção viável de modelo de trabalho para muitos profissionais.

Porém, ainda não são todas as pessoas que entendem o que é teletrabalho e as vantagens que essa modalidade oferece aos funcionários e a empresa.

Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a entender os principais conceitos e técnicas sobre o teletrabalho. Confira!

O que é teletrabalho?

Se você ainda não sabe o que é teletrabalho, saiba que chegou ao local certo para entender tudo sobre o assunto.

De acordo com a Reforma Trabalhista da Lei 13.467/2017, o teletrabalho passou a ser reconhecido como uma modalidade de trabalho caracterizada pelo serviço não presencial.

Sendo assim, o trabalhador realiza uma prestação de serviço fora das dependências da empresa.

Como você já deve ter percebido, o teletrabalho nada mais é do que um trabalho que pode ser realizado de qualquer lugar, bem parecido com o trabalho remoto.

Porém, a empresa precisa fornecer opções que facilitem a comunicação entre os colaboradores da equipe.

Como funciona o regime de teletrabalho? 

Primeiramente, você precisa entender que mesmo que tenha sido contratado para realizar o seu trabalho de forma presencial, pode sim migrar para o teletrabalho.

Mas para isso, a mudança precisa ser realizada por meio de um acordo entre ambas as partes. E é claro que isso precisa estar registrado em contrato.

Por conta disso, é de extrema importância que no seu contrato de trabalho esteja especificado que o regime é de teletrabalho.

Agora se você trabalha de forma mista, metade presencialmente e metade em home office, isso também precisa estar no contrato.

Neste momento você deve estar se perguntando se o fato de ir até a empresa para realizar algumas tarefas não descaracteriza o teletrabalho, certo?

E a resposta é não! Isso não impede que o seu contrato siga como regime de teletrabalho.

VEJA TAMBÉM O que é trabalho remunerado? Descubra agora como funciona!

Quais são as vantagens e desvantagens do teletrabalho?

Existem várias vantagens e desvantagens do teletrabalho. Uma das principais vantagens é a flexibilidade. 

Isso porque os funcionários podem trabalhar em seus próprios horários, o que pode ser especialmente útil para aqueles que precisam cuidar de familiares ou têm outros compromissos fora do trabalho. 

Além disso, o teletrabalho pode reduzir o tempo gasto em deslocamentos e o custo de transporte.

No entanto, o teletrabalho também pode ter algumas desvantagens. Os trabalhadores podem sentir-se isolados e desconectados da empresa e dos colegas.

Além disso, pode ser difícil estabelecer limites entre o trabalho e a vida pessoal, o que pode levar a uma carga de trabalho excessiva.

VEJA TAMBÉM O que é proatividade no trabalho? Saiba os benefícios!

Como implementar o teletrabalho na sua empresa?

Se você está pensando em implementar o teletrabalho na sua empresa saiba que é importante ter uma estratégia clara. 

Por isso, é necessário estabelecer diretrizes claras para os funcionários, definir expectativas e fornecer ferramentas de comunicação adequadas. 

Além disso, é fundamental garantir que todos os funcionários tenham acesso a tecnologia e equipamentos adequados para trabalhar remotamente.

Como ficam os benefícios dos funcionários?

Se a empresa começou a adotar o regime de teletrabalho após assinar o contrato dos funcionários e eles tinham alguns benefícios, pode ser que existam dúvidas sobre o assunto.

Caso fosse fornecido o vale-refeição e o vale-alimentação, ambos os benefícios precisam ser mantidos para que não ocorra alteração prejudicial no contrato.

Porém, o pagamento do vale-transporte pode ser sim suspenso pela empresa. Mas isso não deve ser feito se o funcionário tiver que se deslocar até a empresa constantemente.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.