Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é spam? Descubra 5 tipos e para que serve

Quer saber o que é spam? Entenda o conceito de uma vez por todas e saiba como ele é praticado, os riscos e tipos.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 09 de Abril de 2023

Você sabe o que é spam? Este é um termo muito utilizado no contexto virtual, porém quase nunca explicado com frequência. 

Dito isso, é comum que haja dúvidas sobre o seu significado e aplicação na prática.

Afinal, o spam é algo negativo, positivo ou irrelevante para a sua navegação?

Saber o que é spam é importante para poder navegar em sites e ter uma caixa de e-mail segura, além de evitar qualquer tipo de risco ou exposição.

Bom, pela forma que foi abordado você já deve ter percebido que o termo spam não é muito positivo e com uma proposta benéfica, certo? 

Então continue a sua leitura e saiba mais detalhes!

O que é spam e para que serve?

No geral, define-se spam como sendo a prática de usar métodos eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas pelo usuário, seja avisos, promoções, alertas, entre outros.

Afinal, quem nunca recebeu um e-mail de qualquer empresa com uma super oferta para ficar rico com uma renda extra super tentadora?

O spam é uma técnica que empresas buscam para fazer a propaganda de produtos e/ou serviços. 

Mas é preciso ficar de olho, pois muito spam é enviado como tentativa de golpe ou fraude. 

Isto é, o criminoso se passa por uma determinada marca, ação ou situação para coletar seus dados ou roubar o seu dinheiro.

5 tipos mais comuns de spam

Existem vários tipos de spam no mercado e a maioria deles são utilizados de forma má intencionada.

Veja os principais que costumam estar presente no seu dia a dia, enquanto utiliza os meios eletrônicos:

  • Propaganda: são tipos conteúdos em formato anúncios publicitários, que não foram solicitados pelo destinatário. Na maioria das vezes são propagandas que não oferecem risco, mas que sobrecarregam a sua caixa de entrada;
  • Fake News: são os boatos, as famosas teorias da conspiração que costumam brotar na Internet e podem ser consideradas como spam. Geralmente vem em formato de um título alarmante;
  • Correntes: são bem parecidas com o spam da fake news, onde o objetivo é “pressionar” o usuário a postar, compartilhar ou seguir determinado fluxo para não “ser o único de fora”. Por exemplo, “compartilhe essa mensagem com 5 pessoas ou terá azar”;
  • Estelionato: são ataques tipo phishing. Eles usam o spam como tentativa de retirar de vítimas que caem em determinada história. Geralmente, os usuários são enviados para uma página falsa e fazem transações bancárias;
  • Vírus: são os famosos “malwares”, que aparecem por meio de um anexo ou link para você clicar ou baixar. Assim que você instala ou abre, um software de caráter malicioso infecta o seu computador ou aparelho celular.

Onde o spam acontece?

O spam é encontrado com muita frequência nas caixas de entrada dos e-mail, onde os maiores disparos acontecem. Mas, ele também pode estar presente em:

  • sites e blogs;
  • aplicativos de mensagens;
  • SMS;
  • redes sociais.

Por isso é importante estar sempre atento nos links que você clica e na origem deles. 

Qualquer acesso estranho, não forneça dados, envie dinheiro ou prossiga em cadastro até o final. Procure sempre pela confiabilidade do servidor que lhe enviou a mensagem.

Por quem é praticado o spam?

Como dito acima, o spam muita das vezes é usado por criminosos ou pessoas com más intenções e que querem usar a internet para praticar golpes.

Mas, em muitos casos, é usado também por empresas, até mesmo algumas grandes e bem renomadas do mercado.

Elas acabam enxergando na prática de spam uma tentativa de amplificar a divulgação do seu produto ou serviço e de tentar fidelizar um novo cliente, que ainda não conhece ou não compra com frequência.

VEJA TAMBÉM Como criar um email profissional? Veja o passo a passo!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.