Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
Não

O que é EAD? Conheça os benefícios e desvantagens

Você sabe o que é EAD? Esse método vem ganhando destaque nos últimos anos. Mas você sabe como ele funciona?

Artigo escrito por Equipe Mobills em 07 de Abril de 2023

Nos últimos anos, principalmente após o período de pandemia, tem se falado muito sobre graduação EAD. Mas muitas pessoas ainda não entendem o que é EAD e como funciona. 

Caso não saiba, EAD é uma alternativa de ensino ideal para pessoas que precisam de flexibilidade de horário e por isso não podem assistir aulas presenciais.

Quer entender como funciona esse método? Continue a leitura!

VEJA TAMBÉM: Cartão de Crédito para Universitários: Confira os melhores e solicite!

O que é EAD?

EAD é a sigla para o termo Ensino a Distância. Geralmente é utilizado para caracterizar os cursos de ensino superior, seja tecnológico ou bacharelado, que são realizados online.

Mas a sigla também é utilizada para caracterizar outros tipos de curso a distância, como supletivos, cursos técnicos e pós-graduação.

Aqueles que trabalham costumam utilizar muito essa modalidade, pois facilita a gestão de tempo para conciliar um curso de graduação com as horas de trabalho.

Também é ideal para quem possui filhos pequenos e não pode passar tanto tempo fora de casa para participar das aulas.

Além disso, é um método inclusivo pois permite que pessoas com maior faixa etária consigam participar das aulas de modo mais fácil.

O EAD também possui ferramentas para auxiliar pessoas com deficiência.

Assim como os cursos de nível superior presenciais, o EAD é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), com diploma válido e reconhecido pelo mercado de trabalho.

VEJA TAMBÉM: Curso de extensão – Saiba como impulsionar sua carreira

Quais são os materiais utilizados no EAD?

O item principal para realizar o ensino à distância é, claro, ter um computador ou notebook com acesso à internet. Assim, poderá participar das aulas online.

Normalmente a instituição de ensino disponibiliza o AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizado. Ele funciona como uma espécie de sala de aula.

Nele, são disponibilizados materiais de apoio como ebooks, arquivos com textos complementares, tabelas, dentre outros.

É possível realizar as aulas pelo próprio ambiente virtual ou em plataformas de reunião em vídeo, como o Google Meets e Zoom. 

Mesmo aprendendo online, você não estará sozinho. O EAD disponibiliza fóruns para dialogar com outros alunos e para tirar dúvidas com os professores sobre a matéria, trabalhos e provas.

VEJA TAMBÉM: O que é pós-graduação? Saiba como funciona este tipo de curso

Quais são as vantagens e desvantagens do EAD?

Como todo método de ensino, esta modalidade possui vantagens e desvantagens:

Vantagens

A maior vantagem é poder participar das aulas de onde estiver, sem se preocupar com atrasos por conta de eventualidades como o trânsito.

Assim, basta ter acesso à Internet para entrar em uma aula. 

Por exemplo, pode acompanhar a aula do conforto da sua casa ou, se ocorrer imprevistos no trabalho, você consegue assistir a aula até mesmo no escritório.

Outro benefício são os horários flexíveis. Apesar das aulas terem hora marcada, é possível acessar os arquivos e realizar trabalhos até uma data prevista. 

Com isso, você pode acessar o ambiente virtual para estudar até mesmo de madrugada, se precisar.

Outro atrativo é a diminuição de custos, já que não é preciso gastar com passagem, impressão de papéis e alimentação no local.

Desvantagens

O maior vilão do EAD é a concentração. Por ser uma aula online, é fácil se distrair com outras abas na Internet e perder alguma fala importante do professor.

Outra barreira para a concentração é a necessidade de um local silencioso e sem interrupções para que se possa ouvir e absorver o conteúdo. 

Também é importante ressaltar que os alunos EAD precisam ter muita disciplina e dedicação, pois é preciso ficar de olho nos prazos e horários. 

Para não se perder, é necessário se organizar com antecedência.

VEJA TAMBÉM: Coach: o que é e quanto ganha? Saiba detalhes sobre a profissão!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.