Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

O que é doutorado? Saiba mais sobre pós-graduação

Artigo escrito por Equipe Mobills em 13 de Abril de 2023

Você sabe mesmo o que é doutorado? Ainda hoje, há pessoas que pensam que doutorado e mestrado são a mesma coisa.

Na verdade, ambos são diferentes tanto na duração do curso como no aprofundamento da pesquisa. Confira os principais detalhes sobre o curso e quem pode participar!

O que é doutorado? 

O doutorado é um tipo de pós-graduação, que é um estudo após conseguir diploma de nível superior em uma universidade.

O doutorado entra na modalidade stricto-sensu, voltado para a área acadêmica ou de desenvolvimento de pesquisas. Ele costuma ter duração de quatro anos, podendo chegar a seis anos.

O trabalho final é uma tese, onde o tema da pesquisa precisa ser inédito, nenhum outro pesquisador pode ter publicado sobre o mesmo assunto. 

Durante os anos de doutorado, todo estudo realizado tem objetivo de agregar na produção desta tese. 

A primeira etapa de avaliação da tese é o exame de qualificação. Por fim, ela será avaliada por uma banca de especialistas durante a defesa da tese. Após a aprovação, é concedido o diploma e o título de doutor.

Para ter validade, é preciso que a instituição na qual está fazendo o doutorado seja regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Quais são os requisitos para fazer doutorado? 

Como é uma pós-graduação, ela é destinada a profissionais formados no ensino superior, seja bacharelado ou tecnólogo. 

No entanto, há preferência se o candidato tiver se formado com excelência nas notas, já que há um nível de exigência grande.

Algumas instituições e áreas pedem que os candidatos tenham mestrado antes de fazer o doutorado.

Outra exigência frequente é o domínio de pelo menos uma segunda língua, além do Português. A Língua Inglesa é a mais exigida.

Também é preciso ter tempo para que possa se dedicar somente aos estudos, pois é muito difícil conciliar um emprego com o estudo e pesquisa para a tese.

É preciso frisar que, mesmo que você se enquadre neste perfil, não é garantia de que entrará em um doutorado. Para isso, é necessário passar por um processo seletivo.

Cada instituição tem seu próprio processo, porém geralmente as etapas são a análise curricular, inspeção do projeto de pesquisa, prova de conhecimentos específicos e, por fim, uma entrevista.

Qual é a diferença entre doutorado e PhD?

O PhD, na verdade, é um tipo de doutorado. A sigla vem do termo em Inglês “Philosophy Doctor” e no sentido literal seria traduzido como “Doutor em Filosofia”.

Porém, ele abrange diversas áreas do conhecimento. E por que é chamado assim? Porque o termo deriva do sentido original no Grego Antigo, significando “amor ao conhecimento”. 

A nomenclatura de PhD é mais utilizada fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos ou em países da Europa. E pode se referir a programas de doutorado no exterior.

Ainda assim, por serem feitos em países diferentes, eles possuem algumas divergências. Uma delas é que um estudante do curso de doutorado no Brasil tem como objetivo de seguir carreira como professor universitário ou pesquisador. 

Já no exterior, o PhD segue diretrizes voltadas para necessidades da sociedade e do mercado de trabalho na área estudada. O conteúdo programático também pode variar de acordo com o país. 

O que é doutorado sanduíche?

O doutorado sanduíche ocorre quando o doutorando está matriculado em uma instituição brasileira e consegue uma oportunidade de estudar por determinado período em outra instituição, geralmente em outro país.

A maior parte dos casos ocorre por uma parceria entre duas universidades, uma brasileira e uma no exterior, concedendo a chance de realizar o intercâmbio acadêmico e acrescentar no seu currículo.

Esta experiência pode durar de entre um semestre a um ano ou mais, mas nunca a duração inteira do doutorado. 

A maioria dos programas de doutorado sanduíche só são disponibilizadas após completar pelo menos um ano de doutorado na instituição de ensino brasileira.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.