Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é 3G, 4G e 5G? Veja como funciona cada rede móvel e as diferenças!

Você sabe o que é 3G, 4G e 5G? Veja como funciona e entenda a diferença entre cada rede móvel

Artigo escrito por Equipe Mobills em 09 de Julho de 2023

Os dados de redes móveis estão presentes na vida de todo cidadão que precisa da internet pelo celular a qualquer momento. Mas, será que você sabe o que é 3G, 4G e 5G e como funciona cada um?

As siglas representam geração e evolução, para que você perceba os avanços da rede de internet e as mudanças.

Mas, como diferenciar cada uma delas e qual é a mais avançada? É possível usar todas ou variam de acordo com o aparelho?

Quer saber mais detalhes sobre o que é 3G, 4G e 5G? Veja a seguir algumas informações!

O que é 3G, 4G e 5G?

Quando falamos de 3G, 4G e 5G estamos falando das siglas que ajudam a identificar as gerações de redes móveis.

Como assim?

Acontece que com o avanço das tecnologias, as evoluções são muito rápidas quando o assunto é rede móvel e constantemente aparece uma nova proposta para revolucionar a maneira como as pessoas se comunicam.

Com os avanços, é possível entregar uma conexão de internet “X” vezes mais rápida para determinados dispositivos.

A velocidade vai variar de acordo com a evolução e tipo de rede que o seu aparelho suporta. Isso mesmo, nem todos os aparelhos são compatíveis com todas as atualizações das redes móveis.

Pelo surgimento de novas tecnologias, é provável que algumas redes sejam criadas com novidades em relação às anteriores. Portanto, fica sendo necessário atualizar ou adquirir um novo dispositivo para conseguir usar a nova tendência.

O que é o 3G?

Primeiramente, você precisa saber que o “G” de cada uma das sulgás significa “Geração”.

Isto é, estamos falando da terceira, quarta e quinta gerações das redes móveis, que se caracterizam por tecnologias e evoluções distintas.

O 3G é a terceira geração e foi lançada no começo dos anos 2000, sendo a responsável por consolidar o acesso à internet através dos aparelhos celulares, ou seja, após dispositivos móveis. 

Foi com o 3G que os usuários começaram a ter mais acessos aos e-mails, redes sociais e navegar em sites para trocar mensagens ou instalar aplicativos.

Inicialmente, o intuito era entregar uma velocidade de conexão de 144 kbits por segundo (Kb/s). 

Mas, com o tempo, a rede conseguiu entregar 42 megabits por segundo (Mb/s) em lugares com uma cobertura melhor, chegando a uma velocidade de 368 vezes maior.

O que é o 4G?

A quarta geração, ou 4G, começou a ser implementada e a surgiu com força a partir dos anos 2010, trazendo melhorias reais para a velocidade da conexão, além de melhorar a capacidade de tráfego de dados e quanto à estabilização do sinal.

Com a evolução ao 4G, o usuário conseguiu começar a transmitir vídeos em tempo real, ou seja, fazer as famosas lives.

Além disso, promove uma velocidade maior e permite a transmissão de séries e filmes, favorecendo a massa dos streamings.

Essa velocidade já está com cobertura em praticamente todos os municípios do Brasil.

O que é o 5G?

A evolução do 4G para o 5G é bem recente e ainda não chegou para todos os usuários e cidades. A expectativa era disponibilizar a quinta geração de rede móvel em todas as capitais até julho de 2022, mas essa implementação ainda está em vigor.

O Ministério das Comunicações chegou a confirmar que uma das novidades seria com relação à velocidade, entregando quase 100 vezes mais do que o 4G conseguiu atingir.

O suporte de rede será bem maior, permitindo mais usuários ao mesmo tempo e uma conexão sem interferências, ou seja, serão vários dispositivos conectados e a internet funcionando normalmente.

Essa será, atualmente, a maior velocidade do mundo e vai facilitar a transferência de arquivos, além de melhorar bastante o tempo real e a transmissão e consumo de conteúdos em vídeo. 

O uso de transmissão para players online e jogos eletrônicos em tempo real também será bem melhor, com uma experiência de melhor qualidade para as conexões em banda larga.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.