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Financiamento coletivo – Saiba o que é e como funciona

Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Setembro de 2023

O financiamento coletivo é uma forma de arrecadar dinheiro para projetos por meio da internet, que tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos. 

Com esse financiamento, é possível captar recursos para diversas finalidades, como a produção de um filme, a criação de um aplicativo ou até mesmo para ajudar uma causa social. 

Neste artigo, vamos explicar como funciona o serviço, quais as suas vantagens e desvantagens e como você pode utilizar essa modalidade para realizar seus projetos.

O que é financiamento coletivo?

O financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, é uma forma de arrecadação de fundos que utiliza a internet como meio de captar doações de um grande número de pessoas interessadas em um projeto. 

Por meio de uma plataforma online, o criador da campanha pode apresentar sua ideia e receber contribuições de pessoas que acreditam e apoiam o projeto. 

Em troca, os doadores podem receber recompensas que podem variar de acordo com o valor doado.

Quais as vantagens do financiamento coletivo?

Agora que você já entendeu melhor o que é o financiamento coletivo, deve estar se perguntando sobre as vantagens que ele oferece, certo?

Abaixo separamos algumas. Confira!

  • Possibilidade de arrecadar recursos sem a necessidade de recorrer a um investidor ou banco;
  • Maior visibilidade para o projeto, já que a campanha é divulgada na plataforma online e pode ser compartilhada nas redes sociais;
  • Possibilidade de receber feedback e sugestões de possíveis interessados no projeto;
  • Potencial para criar uma comunidade em torno do projeto, com pessoas que se identificam com a causa e estão dispostas a ajudar.

E as desvantagens do financiamento coletivo?

Porém, nem só de vantagens se vive o financiamento coletivo, ele também conta com algumas desvantagens, como:

  • Nem todos os projetos são bem-sucedidos e podem não alcançar o objetivo de arrecadação;
  • As taxas cobradas pelas plataformas podem ser elevadas e impactar no valor arrecadado;
  • O processo de criação da campanha e gerenciamento do projeto pode demandar tempo e recursos;
  • A pressão para cumprir prazos e expectativas dos doadores pode ser grande.

Como utilizar o financiamento coletivo para realizar seus projetos?

Para utilizar o financiamento coletivo para arrecadar recursos para o seu projeto, é importante seguir alguns passos:

  • Defina claramente o seu objetivo: qual o valor que você precisa arrecadar e qual é a finalidade dos recursos? Quais serão as recompensas oferecidas aos doadores?;
  • Escolha uma plataforma confiável: existem diversas plataformas de financiamento coletivo disponíveis, mas é importante escolher uma que seja confiável e tenha uma boa reputação;
  • Crie uma campanha atrativa: apresente o seu projeto de forma clara e objetiva, com fotos e vídeos que possam ajudar a explicar a ideia.

Lembre-se de que é importante criar um senso de urgência e mostrar aos doadores por que seu projeto é relevante;

  • Divulgue a campanha: compartilhe nas suas redes sociais, e-mails e grupos de interesse relacionados ao projeto. Quanto mais pessoas souberem da sua campanha, maior a chance de conseguir arrecadar o valor desejado;
  • Acompanhe e agradeça os doadores: durante o período da campanha, é importante acompanhar o progresso e manter os doadores atualizados.

Como também, é fundamental agradecer a cada um deles pela contribuição e oferecer as recompensas prometidas.

  • Gerencie o projeto: após o término da campanha, é preciso gerenciar os recursos arrecadados e cumprir com as recompensas prometidas aos doadores. 

É importante ter um planejamento claro e organizado para que o projeto seja concluído com sucesso.

Quais tipos de projetos podem ser financiados pelo crowdfunding?

O crowdfunding pode ser utilizado para diversos tipos de projetos, desde a criação de um produto até a arrecadação de recursos para uma causa social.

Como são definidas as recompensas oferecidas aos doadores?

As recompensas podem variar de acordo com o valor doado e devem ser definidas pelo criador da campanha. 

Podem incluir brindes exclusivos, acesso antecipado ao produto ou serviços personalizados.

O que acontece se a meta de arrecadação não for atingida?

Caso a meta não seja atingida, o valor arrecadado é devolvido aos doadores.

VEJA TAMBÉM Creditas financiamento – Saiba como funciona



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

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