Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Quando é a Páscoa 2024? É feriado? Confira!

A Páscoa de 2024 já tem data definida. Confira o dia e saiba como se preparar economicamente para a comemoração!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 18 de Março de 2024

No Brasil, por ser um país de maioria cristã, a Páscoa é uma das datas que detém mais importância, uma vez que se considera o lado religioso e também econômico. Por isso, são muitas dúvidas sobre a data da Páscoa em 2024.

A celebração pascal acontece depois de um período de 40 dias, intitulado de quaresma pelos católicos e algumas outras religiões cristãs.

Por isso, se você tem dúvidas sobre quando é a Páscoa 2024 e quer saber como preparar o orçamento para o dia, seja para comprar presentes – como ovos de chocolate – ou demais comemorações, confira a seguir!

Quando é a Páscoa em 2024?

A Páscoa 2024 vai ser celebrada dia 31 de março, domingo, após a Sexta-Feira Santa.

Por costume, a celebração acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril, depois da primeira Lua cheia do equinócio, pois a Páscoa tem origem judaica e a celebração dos judeus começa no equinócio.

Para contar quantos dias ainda existem até a Páscoa ou algumas outras datas comemorativas, você pode utilizar um contador de dias entre datas.

Ao utilizar o contador, é possível saber qual o dia da Páscoa de maneira rápida e fácil, além de assertiva. Para utilizá-lo, basta fazer o seguinte:

  1. na data inicial, coloque o dia de hoje;
  2. na data final, coloque o dia da Páscoa de 2024, que será no dia 31 de março;
  3. por fim, clique em calcular e veja o resultado.

E a Páscoa 2023?

A Páscoa 2023 ocorreu no dia 9 Abril de 2023. Assim como todos os anos, a data cai em um domingo que sucede a chamada Sexta-Feira Santa para os católicos.

O que é a Páscoa?

Agora que você já sabe o dia da Páscoa de 2024, é válido saber, também, um pouco mais sobre o significado da data e a história por trás do dia.

No cristianismo, de acordo com o Novo Testamento, A Páscoa, Domingo de Páscoa, Domingo Pascal ou Domingo da Ressurreição é a comemoração que celebra a ressurreição de Jesus, que ocorreu três dias após sua crucificação.

Além disso, ainda de acordo com o calendário cristão, a Páscoa é o encerramento da Semana Santa, que é a última semana da quaresma.

Já para os Judeus, a Páscoa, que significa “Pessach” (passagem), comemora a liberdade conquistada por eles após anos de escravidão do povo Hebreu no Egito.

A Páscoa é feriado?

O Domingo de Páscoa não é considerado feriado, mas uma data comemorativa. Porém, durante a Semana Santa, há um feriado nacional, que é a Sexta-Feira da Paixão de Cristo.

No ano de 2024, essa Sexta-Feira da Paixão ocorrerá no dia 29 de março. Por esse motivo, de acordo com o costume, o dia da Páscoa é no domingo após essa sexta-feira: 31 de março.

Calendário da Semana Santa 2024

A Semana Santa de 2024 começa em 24 de março e termina em 31 de março, domingo de Páscoa. Confira, então, as datas de cada dia da semana e quais delas são feriados.

  • 24 de março – Domingo de Ramos 
  • 25 de março – Segunda-feira Santa
  • 26 de março – Terça-feira Santa
  • 27 de março – Quarta-feira Santa
  • 28 de março – Quinta-feira Santa
  • 29 de março – Sexta-feira Santa (Feriado)
  • 30 de março – Sábado de Aleluia
  • 31 de março – Domingo de Páscoa

Dito isso, somente a Sexta-Feira Santa é feriado nacional, enquanto o domingo de Páscoa é apenas uma data comemorativa.

Dicas de economia na Páscoa

A Páscoa é, talvez, a época mais aguardada para os que amam chocolate, uma vez que a tentação por ovos de páscoa é difícil de resistir. Com isso, acaba sendo difícil economizar nessa época.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como economizar na Páscoa para que você confira.

Não deixe para fazer as compras de última hora

Quanto mais perto do dia da Páscoa, mais caras ficam as opções, seja nessa ou em qualquer outra época do ano.

Assim, uma boa prática de compras é: Não deixe para comprar os chocolates na última hora e compre antes do dia que cai a Páscoa 2024.

Se você, por exemplo, prefere ovos artesanais, faça as encomendas com antecedência para não correr o risco de encomendar quando eles estiverem mais caros, próximo do domingo de Páscoa.

Da mesma forma, se você gosta de comprar os ovos em estabelecimentos físicas, como supermercados ou shoppings, vá bem antes do dia e garanta um preço justo, com tempo para fazer comparações.

Pesquise antes de comprar

Se você vai seguir a primeira dica, certamente terá tempo de fazer uma pesquisa de preços dos chocolates antes de comprar. Afinal, as lojas postam os anúncios de chocolate bem antes do dia da Páscoa de 2024.

Por isso, antecipe-se e faça comparações de preços entre lojas.

Faça você mesmo(a)

Fazer os próprios chocolates pode garantir uma economia, além de poder ser uma diversão em família e amigos caso convide mais de uma pessoa para fazer com você.

É possível, também, personalizar os ovos do jeito que cada um da família deseja, utilizando formas de plástico, nozes e recheios variados.

Se você não sabe como fazer, basta pesquisar na Internet receitas e tutoriais

VEJA TAMBÉM Ideias para Páscoa: Faça uma renda extra nessa data!

Domingo de Páscoa: quantos dias faltam?

O domingo de Páscoa de 2024 ocorrerá na data do dia 31 de março, após a Sexta-Feira Santa.

Dessa maneira, para saber quantos dias faltam para a data, é possível, além do Contador de Dias, utilizar uma Calculadora de Quantos Dias Faltam, como esta:

Perguntas frequentes sobre o assunto

Que dia é a Páscoa?

Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Quantos dias faltam para a Páscoa 2024?

Quando é Sexta-feira Santa 2024?

Quando é a Páscoa 2024?

Quando é a Páscoa em 2025?

_____________________________

VEJA TAMBÉM: Calendário com feriados para 2024: comece o seu planejamento!



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.