Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Perícia de prorrogação: saiba o que é, como agendar e muito mais

Entenda como funciona a perícia de prorrogação do INSS e o que é preciso para solicitá-la. Confira!

Artigo escrito por Lívia Portela em 12 de Março de 2023

Para verificar a necessidade de prorrogar benefícios do INSS por questões de saúde, é necessário que o trabalhador passe por uma perícia de prorrogação para verificar a sua condição.

Isso acontece, porque em caso de incapacidades temporárias, o auxílio, em regra, deve ser mantido enquanto durar a condição. E esse tempo é definido em perícia.

No entanto, muitas vezes, o tempo estabelecido no primeiro exame não é suficiente para assegurar a recuperação do indivíduo.

Para saber mais sobre a extensão dos benefícios e como funciona a perícia de prorrogação e outros direitos, confira agora o artigo que preparamos. Boa leitura!

O que é perícia de prorrogação

A perícia de prorrogação é o exame médico necessário para comprovar a necessidade de estender o auxílio por incapacidade temporária, como o auxílio-doença, por um tempo maior do que o definido na perícia inicial.

Ela é necessária, pois, muitas vezes, o tempo previsto pelo primeiro perito não é suficiente para a plena recuperação do trabalhador.

E isso é compreensível, pois cada organismo responde de modo diferente aos tratamentos médicos e o tempo de recuperação pode não seguir ao padrão.

Por esse motivo, a Lei estabeleceu a possibilidade do segurado pedir a prorrogação do seu auxílio por incapacidade temporária ao final do prazo.

Atualmente, o segurado pode pedir a prorrogação do benefício nos 15 dias anteriores à sua data de cessação, caso o tempo concedido seja insuficiente.

VEJA TAMBÉM: Resultado de perícia INSS: Passo a passo para consultar || Desconto INSS: Quanto é descontado do salário e como calcular? Confira!

Como agendar uma perícia prorrogação

Há três formas de agendar uma perícia de prorrogação, quais sejam:

Além disso, advogados podem também podem solicitá-la por meio do sistema INSS Digital.

Confira a seguir o passo a passo de como agendar perícia de prorrogação pelo site Meu INSS:

1. Acesse o site Meu INSS e clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;

imagem de site meu inss mobills
Passo 1

2. Na página seguinte, informe os seus dados, marque o campo “não sou um robô” e clique em continuar;

meu inss perícia de prorrogação mobills
Passo 2

3. Selecione, então a opção “Perícia de Prorrogação e transformação de espécie” e clique em “ciente” para prosseguir;

marcar perícia de prorrogação meu inss mobills
Passo 3

4. Preencha então os Dados do Requerente e o número do benefício;

5. Por fim, preencha as demais informações que forem solicitadas solicitadas e conclua o seu pedido de prorrogação.

VEJA TAMBÉM: Como marcar perícia no INSS [Documentos e passo a passo] || Senha Meu INSS: Saiba como fazer ou recuperar a sua!

Qual é o prazo para pedir a perícia para prorrogação do beneficio?

De acordo com o artigo 386 da Portaria DIRBEN/INSS n. 991/2022, o segurado pode pedir a prorrogação nos 15 dias anteriores à DCB (data de cessação do benefício), caso o prazo de duração do benefício por incapacidade temporária seja insuficiente.

Nesse prazo, o INSS deve agendar uma perícia em uma data próxima, a fim de verificar a condição de saúde do segurado.

É possível solicitar a consulta acordo com a condição do beneficiário, havendo a possibilidade de perícia médica domiciliar ou hospitalar.

No entanto, caso o órgão não tenha datas próximas disponíveis (o que, infelizmente, é comum) e o prazo para agendamento seja superior a 30 dias, o benefício será prorrogado automaticamente por mais 30 dias, contados da DCB.

Nesse caso, será gerado um requerimento de “Prorrogação de Manutenção” (PMAN), que estenderá o benefício em 30 dias ou até a data da consulta.

No entanto, só é possível fazer até dois desses requerimentos sem a perícia médica, caso os exames não possam ser agendados em até 30 dias.

Depois disso, o segurado ainda tem direito a 2 pedidos de prorrogação, que são o Pedido de Perícia Médica Conclusiva (PPMC) e o Pedido de Perícia Médica Resolutiva (PPMRES).

Que documentos levar para a perícia de prorrogação?

Após agendar sua perícia, é hora de preparar os documentos relacionados à sua situação e aguardar o dia da consulta.

Mas que documentos são esses? De modo geral, são os documentos de identificação originais e todos os laudos e exames relativos à condição que será avaliada.

Então, no dia marcado, compareça à agência do INSS, levando:

  • Documentos pessoais originais do interessado com foto (RGCNH ou CTPS);
  • Exames e laudos médicos originais;
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver, bem como o documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.

O INSS paga os dias até a perícia de prorrogação?

Uma dúvida que preocupa muitos beneficiários do auxílio por incapacidade temporária é se o benefício continua a ser pago até que sejam feitos os exames.

E a resposta é que sim. O segurado continua recebendo o benefício quando faz o pedido de prorrogação do benefício e aguarda a perícia.

Afinal, ele não deve ser prejudicado pela ineficiência do Estado caso não haja data próxima ao seu pedido para agendar a sua avaliação.

Gostou desse conteúdo? Então veja também:



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.