Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

O que é E-SIAPE? Saiba como funciona e para que serve!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 09 de Fevereiro de 2023

Se você é funcionário público federal, certamente tem uma matrícula do Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos). Mas você sabe o que é o e-Siape?

Esse é um projeto do Ministério da Economia juntamente com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que atua como uma modernização do que o servidor público já conhece como Siape.

Por isso, para saber mais detalhes, confira este conteúdo e tire suas dúvids.

Boa leitura!

Qual o significado de e-Siape?

Para entender o que é e-Siape, primeiro é preciso saber o que significa Siape.

Essa é a sigla para a plataforma do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), que foi criada com o objetivo de auxiliar o Governo Federal a entender, de maneira assertiva, os gastos feitos com a folha de pagamento dos servidores.

Conhecido por muitos como (SIAPE), é uma plataforma que concentra todas as informações sobre a gestão de folha referentes ao servidor público federal.

Dito isso, o e-Siape é a modernização dessa plataforma, que se tornou destaque na gestão de Recursos Humanos da Administração Pública, sendo uma das mais atualizadas e bem estruturadas do governo.

Para que serve o e-Siape?

O e-Siape tem como principal objetivo administrar de maneira simples a gestão de pessoas do governo federal. 

Com ele, o governo busca manter a folha de pagamentos íntegra, além de simplificar os processos de trabalho dos que estão à frente do departamento.

Dessa forma, pode-se concluir que esse sistema possibilita centralizar informações sobre gerenciamento de folha de pagamento dos servidores públicos federais, além de promover uma economia de tempo e recursos.

VEJA TAMBÉM: O que é Pefin? Entenda como funciona a pendência financeira!

Como posso consultar a matrícula do SIAPE?

Servidores públicos que estiverem com o seu contracheque podem verificar sua matrícula no SIAPE (ou e-Siape), que está localizada após o nome do funcionário.

O formato do contracheque, por sua vez, pode ser diferente. Porém, a presença do número de matrícula, que possui 7 dígitos, é obrigatória.

Matrícula SIAPE servidor ativo

O funcionário público ativo possui a maior clareza sobre o seu número de matrícula SIAPE, pois sempre está utilizando em plataformas que solicitam este documento.

Lembrando que é possível encontrar no contracheque, como ainda no número do seu cartão de ponto e/ou registro.

Matrícula SIAPE pensionista

É necessário que se entenda que a matrícula SIAPE dos pensionistas é diferente do número de matrícula do instituidor da pensão. 

Preste bastante atenção aos números de matrícula visto que são únicos e divergentes, nunca se repetem para diferentes pessoas.

Consultando o SIAPE pelo SouGov.br

Na plataforma dos servidores, é possível ter acesso ao seu contracheque no site SouGov.br e, consequentemente, consultar a matrícula do Siape.

Se porventura não o servidor não possuir cadastro na plataforma SouGov.br, é preciso acessar Gov.br entrar com CPF e criar uma conta.

Abaixo, consta o passo a passo para acessar a sua matrícula SIAPE:

  1. Entre na plataforma SouGov.br;
  2. Realize o login com a conta cadastrada (de acordo com a instituição) no sistema Gov.br;
  3. Acesse o “Autoatendimento” e, posteriormente, selecione “Consulta Contracheque”;
  4. Defina o mês do contracheque que deseja;
  5. Para efetuar o download do documento, basta clicar na em baixar.


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.