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Descubra agora como funciona o INSS digital!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Com origem em 2018, o INSS digital é uma plataforma onde advogados possuem maior facilidade em realizar acompanhamentos e petições judiciais para a aprovação de qualquer benefício do órgão.

Quem pode acessar a plataforma do INSS digital?

Em primeiro momento, o INSS digital é um sistema disponibilizado para advogados que possuem inscrição na OAB e não têm nenhum tipo de pendência em seu cadastro junto à instituição.

Sendo necessário acessar a plataforma da OAB do estado que deseja e adentrar até a opção “INSS Digital”.

Após a conclusão do passo a passo, informado no site, será enviado um e-mail de confirmação.

Somente advogados possuem acesso ao INSS digital?

Em geral, sim. Entretanto, é disponibilizada aos cidadãos a plataforma Meu INSS que pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um aplicativo/site para acesso ao agendamento de perícias médicas e para acompanhamento de toda sua informação trabalhista, como empregadores, contribuição previdenciária e até mesmo período de trabalho.

Portal do Meu INSS

Acesse e confira seus benefícios!

Acesse e confira seus benefícios!

URL verificada

Quais tipos de serviços podem ser solicitados no Meu INSS?

São disponibilizados ao beneficiário mais de 80 serviços que podem ser executados pelo aplicativo, abaixo está disponibilizado alguns destes serviços:

  • Simulação de aposentadoria;
  • Pedido de aposentadoria;
  • Extrato para imposto de renda (informe de rendimentos);
  • Agendamento de perícia;
  • Consulta de benefícios;
  • Prova de vida;
  • Salário-maternidade urbano;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Carta de concessão do benefício;
  • Revisão de benefício;
  • Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;
  • Recursos;
  • Cessação de benefício por óbito;
  • Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;
  • Cadastrar ou renovar representante legal;
  • Reativar benefício, entre outros.

De que maneira posso acessar o Meu INSS?

Usuários que desejem acesso ao Meu INSS, é necessário o login para acesso a sua conta. Abaixo consta um passo a passo:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo baixado em seu celular:
  2. Selecione em “Entrar com gov.br”;
  3. Efetue o preenchimento de seus dados;
  4. Caso haja cadastro, será solicitada a sua senha. Se por acaso esquecer a sua senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” para conseguir recuperá-la.
  5. Caso não haja cadastro, será necessário a criação de uma conta. Basta que siga o passo a passo que constará em sua tela;
  6. Há diversas opções para a efetivação de seu cadastro na plataforma do INSS.
Veja como fazer sua conta no GOV.BR

É recomendado que seja feito o cadastro pelo CPF, tendo em vista a rapidez.

Ao realizar o cadastro pelo CADASTRO DE PESSOA FÍSICA, é necessário que preencha algumas informações, tais quais:

  • Número de telefone;
  • E-mail;
  • Nome completo.

Em seguida  do preenchimento de seus dados, é necessário responder perguntas pessoais, como:

  • Qual é o seu mês de nascimento?
  • Qual é o primeiro nome da sua mãe?
  • Qual é o primeiro nome da sua mãe?

Posteriormente ao responder as perguntas será necessário a criação de uma senha. 

Caso não tenha êxito em efetuar o cadastro, é indicado que entre em contato com a central de atendimento pelo canal telefônico 135. 



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

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