Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Remessa internacional: saiba como funciona e como enviar!

Saiba o que é remessa internacional, como funciona e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 02 de Maio de 2023

Uma remessa internacional é o envio de quantia, por meio de transferência eletrônica, de um país para outro. Sendo que, para realizar essa ação, é necessário fazer o câmbio das moedas de origem e destino, antes de executar a própria transferência. 

Nesse sentido, é importante ressaltar que essa operação pode ser feita por pessoas físicas e empresas. As organizações que a permitem são os bancos, os Correios e as plataformas online autorizadas pelo Banco Central do Brasil. 

Saiba que a remessa internacional pode ser feita para compras no exterior, pagamento de serviços realizados fora do país, investimento fora, envio e recebimento de pagamentos em outros países. Continue a leitura e saiba mais!

O que é remessa internacional?

Remessa internacional é o processo de envio de dinheiro ou bens de um país para o outro. Esse envio pode ser feito por várias razões, por exemplo:

  • transferências de dinheiro para familiares ou amigos;
  • pagamentos de fornecedores em outros países;
  • envio de bens, como presentes ou produtos para revenda.

Essas remessas são uma parte importante da economia global, pois permitem que pessoas e empresas realizem transações financeiras no mundo inteiro.

Porém, é necessário estar atento ao regulamento e requisitos locais para remessas internacionais, uma vez que eles podem variar de país para país.

Como funciona?

Existem várias formas de fazer uma remessa internacional, como transferências bancárias internacionais, serviços de remessa comprados, cartões pré-pagos internacionais, etc.

Para enviar, o remetente precisa fornecer algumas informações, como nome completo e endereço do destinatário, valor a ser enviado, em qual moeda a transação será feita, além do método de pagamento.

Além disso, a depender do método de escolha, o remetente pode enviar o dinheiro por meio de uma agência bancária, serviço de remessa especializada ou diretamente para a conta do destinatário.

Entretanto, é importante estar ciente de todos os custos que envolvem o processo, além do tempo necessário que pode levar para o dinheiro chegar até o destino.

Como fazer uma remessa internacional?

Para fazer uma remessa internacional, existem algumas etapas que devem ser seguidas. Confira a seguir.

  • Escolha o método de remessa (transferências bancárias, serviços especializados, cartões pré-pagos internacionais, etc.);
  • Verifique as taxas e tarifas;
  • Forneça as informações necessárias, como:
    • nome e endereço do destinatário;
    • valor a ser enviado;
    • moeda em que a transação será feita;
    • método de pagamento.
  • Realize o pagamento;
  • Acompanhe sua remessa: após o pagamento, você receberá um comprovante de remessa com o número de rastreamento. Utilize a numeração para acompanhar o status e garantir que ela chegue ao destino no prazo.

É importante lembrar, ainda, que as remessas internacionais podem estar sujeitas a impostos e taxas de conversão de moeda.

Essas taxas, como dito anteriormente, podem variar de acordo com o país de origem e destino. Por isso, esteja ciente de todas as taxas antes de incluí-las no cálculo total da remessa.

Para descomplicar, é possível contratar um serviço de remessa internacional, como o da empresa Remessa Online.

Remessa Online

A forma mais segura de enviar ou receber dinheiro do exterior em até 1 dia útil.

A forma mais segura de enviar ou receber dinheiro do exterior em até 1 dia útil.

URL verificada

Por meio do serviço, o destinatário pode receber o dinheiro em até 1 dia útil, e você não passa por complicações ou inseguranças, uma vez que a empresa é totalmente confiável.

Quais os documentos necessários?

Os documentos necessários podem variar de acordo com o país de origem e com o destino da remessa.

Por isso, é recomendado consultar as autoridades aduaneiras, ou mesmo uma empresa especializada em remessas internacionais, para obter orientações específicas.

De qualquer modo, geralmente estes são os documentos pedidos para remessas de até US$ 10.000:

  • Documento que registra os detalhes da transação, incluindo valor, nome do remetente e destinatário, além de outras informações;
  • Documento de identificação válido, como carteira de identidade (tanto para o remetente quanto para o destinatário), CPF e comprovante de endereço.

Já para os envios acima de US$ 10.000, é necessário apresentar, além dos documentos acima, sua última declaração do Imposto de Renda.

Uma empresa, por sua vez, precisa apresentar uma ficha cadastral de pessoa física e jurídica, além de:

  • um balanço patrimonial;
  • comprovantes de residência dos sócios;
  • demonstração de resultado do exercício (recente);
  • última alteração contratual;
  • certidão simplificada.

Qual o valor para fazer uma remessa internacional?

O valor para fazer uma remessa internacional pode variar, assim como os documentos, dependendo do país de origem e destino.

Em geral, os custos associados a esse envio incluem:

  • Taxas de câmbio: ao enviar dinheiro para outro país, é necessário converter a moeda de origem para a moeda de destino, e as taxas de câmbio podem variar;
  • Taxas bancárias: as instituições financeiras geralmente cobram taxas pela transferência de fundos;
  • Tarifas de remessa: algumas empresas especializadas em remessas internacionais cobram tarifas para facilitar a transferência de dinheiro entre países;
  • Tarifas alfandegárias: pode ser necessário pagar tarifas alfandegárias para importar ou exportar bens de um país para outro.

Dito isso, é importante fazer comparações das opções disponíveis. Assim, é possível encontrar a opção mais econômica e segura para cada caso.

Portanto, não é possível falar exatamente o valor da taxa de remessa internacional, uma vez que depende de vários fatores.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que é o código SWIFT?

O código SWIFT, também conhecido como BIC (Bank Identifier Code), é composto por uma combinação única de oito ou onze caracteres que identificam o banco ou instituição financeira específica.

Já a taxa SWIFT é cobrada pelas instituições financeiras para fazer o envio e receber as transferências internacionais.

Qual o tempo de demora para uma remessa internacional?

VEJA TAMBÉM: Remessa Online: conheça os detalhes e saiba como funciona



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.