Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

5 Golpes usando CPF falso e dicas para se proteger

Confira dicas para se proteger de golpes com CPF falso e previna-se!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

É comum existirem diversos tipos de fraudes e golpes. Entre eles, por exemplo, o CPF falso.

Por ser um dos principais documentos do cidadão, bastante utilizado no dia a dia, o CPF acaba atraindo golpistas.

Em consequência disso, o golpe do CPF falso pode trazer prejuízo ao dono do documento, como compras não autorizadas.

Além disso, o CPF falso também pode fazer com que você tenha cartões clonados ou até mesmo novos feitos em seu nome.

Por esse motivo, é importante saber quais são os principais golpes de CPF falso e como evitar. Confira a seguir!

5 Tipos de golpes de CPF falso

Estar por dentro dos golpes que envolvem o CPF falso vai te ajudar a ficar atento e saber como proceder, além de evitar ser a próxima vítima desses criminosos.

Por isso, confira a seguir quais os golpes mais comuns que envolvem CPF!

Roubo, furto ou perda de documentos

Quando você perde os seus documentos, todos os seus dados ficam vulneráveis e podem ser usados em qualquer situação.

Por isso, cuidado ao andar com todos os seus documentos de identificação. A dica é ter somente um para caso de perda ou roubo.

Caso isso aconteça, vá imediatamente até uma delegacia para realizar um boletim de ocorrência e fique atento a qualquer movimentação suspeita com o seu nome e CPF. 

Se cadastrar em sites suspeitos

Cuidado com os cadastros que você faz por aí, pois o seu CPF pode ficar exposto e ser usado por criminosos.

Somente forneça os seus dados em sites de empresas confiáveis. Se você estiver suspeitando, confira a veracidade do portal e veja se tem uma boa reputação para coletar informações tão pessoais. 

Se possível, veja se existem políticas de privacidade, de segurança e os regulamentos. Se não tiver nenhum dado desse tipo disponível e exposto ao usuário externo, desconfie e não forneça dados, principalmente o seu CPF.

Avisos de prêmios e sorteios

Procure ter bastante cuidado com os SMS (mensagens de texto) e e-mails que você recebe, além de notificação de pushs no seu celular e computador.

Em muitos casos, podem existir vírus e tentativas maliciosas de terceiros, usando nomes e dados de empresas conhecidas para praticar golpes.

Eles oferecem prêmios para as vítimas em troca de informações. Você preenche um cadastro em um link e, a partir daí, seus dados passam a ficar comprometidos. Por isso, desconfie sempre.

Comprar serviços ou produtos

Esteja sempre atento ao aplicativo do seu banco e desconfie de qualquer compra suspeita. Isso porque criminosos costumam utilizar o CPF falso para fazer compras em nome das vítimas.

Isso porque tendo o nome da pessoa em mãos, ele consegue ter o CPF falso e criar uma identidade falsa. Inclusive, para comprar produtos em lojas online.

VEJA TAMBÉM: O que é CPF irregular? Entenda as consequências e veja como regularizar!

Solicitar empréstimos

Os golpistas também costumam usar CPF falso para solicitar empréstimos em nome de terceiros. Portanto, fique sempre atento a qualquer mensagem, e-mail ou notificação de crédito aprovado ou solicitado.

Se perceber que há alguma movimentação de aprovação ou pedido finalizado, entre em contato com a operadora e administradora responsável para denunciar essa prática.

A principal forma de evitar que isso aconteça é sempre evitar deixar os seus dados expostos e compartilhar as informações em qualquer site.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

Você também vai gostar


.
.