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Como trabalhar com o Mercado Livre? Entenda como fazer!

O mercado livre é um marketplace que permite realizar vendas, compras, anúncios, além de contar com meio de pagamento próprio e logística de entrega diferenciada.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Saber como ganhar dinheiro na internet é o desejo de muita gente. Mas você já pensou em maneiras de fazer isso por meio de uma das maiores plataformas de compra e venda do país? Então, aprenda a trabalhar com o Mercado Livre e aumente seus lucros.

Quem já é lojista ou mesmo pensa em abrir seu primeiro comércio digital, apostar em uma empresa com anos de carreira e que abre espaço para qualquer comerciante, é uma ótima aposta.

Segundo informações da organização, o Mercado Livre opera em 18 países e acumula mais de 1 milhão de vendas por dia. Até mesmo grandes empresas estão presentes na plataforma, abrindo ainda mais possibilidades para os consumidores.

A empresa conta, além disso, com site e aplicativo, permitindo que as pessoas possam vender e comprar. Além disso, eles oferecem todo processo de pagamento próprio, divulgação e uma logística de entrega de mercadorias que vem encantando o público.

Podemos destacar, ainda, a “entrega full”, que é a entrega em até 24 horas após o pedido.

Então, se você tem vontade de trabalhar com o Mercado Livre, separamos algumas dicas. Fique com a gente até o final e aproveite o conteúdo.

VEJA TAMBÉM: Como entrar em contato com o Mercado Livre? Descubra os contatos!

Como trabalhar com o Mercado Livre?

Além de fazer compras, você pode se tornar um vendedor de um dos maiores marketplaces do Brasil. O Mercado Livre oferece soluções especiais para o seu negócio.

Então, se você já tem uma loja, seja ela física ou online, pode aproveitar para expandir a sua oferta e chegar até mais pessoas. Agora, se você é novo nas vendas, aproveite para começar com tudo e aproveitar cada oportunidade.

Confira as principais dicas de como trabalhar com o Mercado Livre e lucrar ainda mais.

Mercado Livre

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Trabalhe o seu anúncio

Trabalhar o seu anúncio é a porta de entrada para novos clientes. Lembre-se que eles precisam ser atraídos pelo seu produto.

Portanto, seja mais criativo do que o concorrente que vende a mesma coisa que você. Pense na redação do título e subtítulo do seu anúncio e inclua as palavras-chave que podem ajudar as pessoas a encontrarem o seu anúncio. 

Dessa forma, pense como um cliente. Como você escreveria na busca se estivesse interessado em algo do tipo? Diferentes palavras, mas sempre com ligação ao produto vendido. Tente captar a atenção do público.

A descrição é outra parte muito importante de um anúncio. Deixe claro todas as informações do item, por exemplo: se ele é novo ou não, condições, tempo de uso ou diferenciais.

Afinal, na hora de comprar, as pessoas querem tirar todas as dúvidas, principalmente saber se aquele produto resolve o problema que elas têm.

Em caso de produtos seminovos, outra oportunidade que a plataforma oferece, descreva se o item tem algum arranhão ou alguma coisa que comprometa a utilização e funcionalidades, por exemplo. Isso evita que você seja classificado de maneira negativa ou queira fazer a devolução, que gera custos.

Não esqueça de um dos principais pontos da sua venda: chamar a atenção. E nada melhor do que ter boas fotos e vídeos, de ângulos diferentes, além de uma quantidade boa.

Anuncie no Product Ads do Mercado Livre

Outra forma de trabalhar com o Mercado Livre, é utilizando o Produto Ads. Essa é a ferramenta de publicidade utilizada para intensificar suas vendas na plataforma a partir de anúncios.

Ou seja, esse é o tipo de mídia paga, diferente de trabalhar o conteúdo de forma orgânica. Você paga para que a publicidade chegue até mais pessoas.

Os anúncios patrocinados tendem a aparecer em posições relevantes no Mercado Livre, com a identificação “Patrocinado”. Eles são exibidos sem custo e você só paga quando forem clicados.

O valor dependerá da categoria do produto e, para saber essa informação, basta acessar a área do administrador da sua campanha, além de acompanhar o número de cliques, as vendas feitas a partir da publicidade e o investimento realizado.

Certamente você deve usar os mecanismos de busca como o Google quando tem uma dúvida ou mesmo na hora de fechar uma compra, e o seu cliente não é diferente.

Por isso, monte uma boa descrição com base nas palavras-chave buscadas pelo seu público-alvo, assim será mais fácil encontrar o seu anúncio na internet.

Você também pode utilizar técnicas simples de SEO (Search Engine Optimization). Isso pode ser feito por meio dos backlinks, que são links posicionados de maneira estratégica ao longo de um texto. Como consequência, o intuito é aumentar o tráfego de qualidade nas suas páginas. 

Então, invista em um conteúdo de qualidade, seja em blogs ou redes sociais. Além de atrair mais pessoas, o público vai entender que você é referência no assunto, ou seja, com autoridade, você vende mais.

Cuide da sua reputação

As pessoas estão mais acostumadas a comprar na internet, entretanto, também estão mais seletivas e levam em consideração alguns pontos importantes na hora de fechar negócio.

O que os consumidores acham do produto ou da loja, por exemplo, conta muito. Por isso, não se esqueça de cuidar da sua reputação na plataforma.

Isso quer dizer que é a experiência de compra que sua loja proporciona ao consumidor que conquista clientes. Portanto, acompanhe toda a jornada de cada um dos seus.

Além disso, não esqueça de que a jornada não termina com a entrega do produto, o pós-venda é essencial para continuar a boa relação e vender ainda mais. 

As variáveis utilizadas para definição da reputação são as reclamações recebidas e o tempo de envio do produto. Além, claro, da qualidade do item e se ele bate com a descrição oferecida.

Faça parte do Mercado Envios Full

Como você viu, trabalhar com o Mercado Livre é uma grande oportunidade de chegar até mais pessoas e assim aumentar as vendas. Além das dicas que você viu por aqui, existem outros caminhos para o sucesso no marketplace.

Uma das vendas mais buscadas, ultimamente, é o Mercado Envios Full. Ou seja, o seu cliente compra hoje e recebe o produto no mesmo dia ou até 24 horas após a realização do pedido.

A plataforma organiza a sua operação logística. Basta escolher quais produtos irá enviar e mandar para o Centro de Distribuição.

O Mercado Livre processa o seu estoque, emite a nota fiscal referente à venda e ainda prepara o pacote para envio ao cliente. Assim, você fica livre para se concentrar em outras áreas do seu negócio, como negociar com o fornecedor, fazer bons anúncios e vender. 

Como fazer parte do Mercado Envios Full

Após solicitar fazer parte do Mercado Envios Full e aceitar os termos e condições de adesão, você será contatado para iniciar as configurações do Emissor de NF-e do Mercado Livre dentro do painel de Mercado Envios Full.

Para isso, precisará ter o Certificado digital A1 – que te permite emitir notas fiscais eletrônicas automaticamente e deve ser retirado junto à Receita Federal ou autoridades certificadoras competentes.

Condições e etapas para aderir ao Mercado Envios Full

Abertura de filial

Se você é de fora do estado de São Paulo, precisará abrir uma filial em três passos simples:

  1. Preenchimento de formulário online;
  2. Documentos da empresa e geração do CNPJ;
  3. Número da Inscrição Estadual. 

Pronto, você já pode configurar o ERP, que gerencia as suas vendas e seu estoque.

Regime de trabalho

Se o seu regime de trabalho for Simples Nacional, Lucro Real ou presumido, você pode aderir. O limite máximo de receita bruta anual para pequenas empresas é de R$ 4,8 milhões.

O valor, por sua vez, equivale a uma média mensal de R$ 400 mil de receita. Microempresas poderão faturar até R$ 360 mil. Se o seu negócio está dentro deste padrão, você já pode usufruir dos benefícios do Mercado Envios Full.

Continue lendo: Sites para ganhar dinheiro respondendo pesquisas grátis



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

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