Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Feriados e datas comemorativas de abril: saiba quais são!

Saiba quais são todas os feriados e datas comemorativas de abril!

Artigo escrito por Lívia Portela em 22 de Março de 2024

O mês de abril é repleto de datas comemorativas e feriados que fazem parte da história brasileira. Por isso, é importante conhecê-los para se programar com antecedência.

Neste artigo, exploraremos algumas das datas comemorativas mais notáveis deste mês, destacando suas origens e importância cultural. Confira!

LEIA TAMBÉM: Feriados e datas comemorativas de maio: Veja quais são!

1. Dia da Mentira (1º de abril)

Abril começa de forma descontraída com o Dia da Mentira. Marcado por brincadeiras e pegadinhas, esta data tem raízes históricas em várias tradições culturais ao redor do mundo.

É comum, por exemplo, alunos pregarem peças em professores ou mesmo ocorrerem brincadeiras inesperadas entre colegas de trabalho.

No entanto, apesar de ser uma celebração leve, é essencial lembrar-se de manter o respeito e o bom senso ao participar de alguma brincadeira, para não sofrer consequências inesperadas.

2. Páscoa (Data variável)

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do cristianismo. Sua data varia a cada ano, pois de acordo com o calendário estabelecido pela Igreja Católica, ela é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono.

Por esse motivo, ela ocorre a cada ano entre os dias 22 de março e 25 de abril. No entanto, embora, na maioria das vezes ela caia no mês de abril, em 2024 a comemoração acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de março, da seguinte forma:

  • 29 de março: Sexta-feira Santa
  • 30 de março: Sábado de Aleluia
  • 31 de março: Domingo da Ressureição.

Já em 2025, o final de semana da Páscoa acontecerá entre os dias 18 e 20 de abril.

Além do significado religioso, esta festividade é marcada por tradições como a caça aos ovos e reuniões familiares que relembram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

VEJA TAMBÉMIdeias para a Páscoa: Faça uma renda extra! || Como economizar na páscoa? Veja dicas eficazes!

3. Dia Mundial da Saúde (7 de abril)

Em abril também é comemorado o Dia Mundial da Saúde, que destaca a importância de manter um estilo de vida prudente e saudável.

Este, portanto, é o momento ideal para compartilhar informações sobre hábitos alimentares, atividades físicas e práticas que promovem a conscientização sobre o próprio bem-estar.

4. Dia do Índio (19 de abril)

O Dia do Índio é uma oportunidade de reconhecer e celebrar as culturas indígenas que tiveram um importante papel na formação do povo brasileiro.

A data é importante para preservar a memória e transmitir às novas gerações o conhecimento sobre as suas próprias raízes, bem como educar o público sobre a importância da preservação cultural e a necessidade de respeitar os direitos dos povos indígenas.

5. Dia de Tiradentes (21 de abril)

Outra data comemorativa importante do mês de abril é o Dia de Tiradentes, um feriado nacional em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.

A história deste personagem é fundamental para retratar a luta pela independência do Brasil, e preservar a sua memória contribui para a formação da identidade nacional.

6. Dia da Terra (22 de abril)

O Dia da Terra é uma data comemorada desde os anos 70 e é marcada por esforços globais para conscientizar pessoas ao redor do mundo sobre questões ambientais.

Entre as questões mais enfatizadas neste dia estão tópicos como conservação, sustentabilidade e ações práticas que possam contribuir para a preservação do planeta em diversas esferas.

7. Dia do Descobrimento do Brasil (22 de abril)

O Dia do Descobrimento do Brasil é a data histórica que remete à chegada dos portugueses ao território brasileiro em 1500, durante o período de expansão marítima portuguesa.

A data é marcada por comemorações cívicas, exposições, encenações em escolas e eventos de preservação de memória.

Esse também é um período em que se fazem reflexões sobre a diversidade cultural resultante desse encontro entre os povos, a fim de enriquecer o entendimento da história do país.

8. Dia do Livro (23 de abril):

Em abril também é a data comemorativa do Dia do Livro. O dia 23 de abril foi escolhido por coincidir com o falecimento de grandes escritores, como William Shakespeare e Miguel de Cervantes

Celebrado internacionalmente, o Dia do Livro é um convite para descobrir e explorar diferentes gêneros literários, conhecer autores inspiradores e compartilhar leituras interessantes, incentivando o hábito da leitura para pessoas de todas as idades.

VEJA TAMBÉMFeriados e datas comemorativas de março: Saiba quais são!



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.