O Governo Federal confirmou a antecipação do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para as famílias afetadas pelas fortes chuvas em municípios de Minas Gerais.
Dessa forma, a medida busca dar suporte financeiro em meio aos impactos provocados pelos temporais. Assim, os recursos chegarão antes do cronograma oficial às famílias atingidas.
Além disso, nos municípios com calamidade reconhecida, o Governo Federal autorizou a antecipação de uma parcela do BPC, correspondente a um salário mínimo.
E o Governo também anunciou o repasse de R$ 800 por pessoa desabrigada de cada município afetado para a compra de colchões e outros mantimentos para as famílias.
De acordo com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, ainda não foi estabelecido o investimento total desta ajuda. São cerca de 8 municípios atingidos e milhares de desabrigados.
Fora isso, também está prevista a concessão de moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida” como reforço à infraestrutura local para aqueles que perderam seus lares.
O Governo anunciou a antecipação dos benefícios Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para as famílias atingidas pelas chuvas da zona da mata de Minas Gerais.
Assim, a prioridade é garantir que o recurso chegue o quanto antes para quem mais precisa. Por isso, os pagamentos serão antecipados para residentes de cidades em estado de calamidade, como:
Dessa maneira, o Governo autorizou a unificação do pagamento. Ou seja, o beneficiário não precisa esperar o dia específico do seu NIS ou Final de Benefício.
Isso porque o BPC e o Bolsa Família são pagos de maneira escalonada, de acordo com o último algarismo do Número de Benefício e NIS, respectivamente.
Com isso, os beneficiários que moram em cidades em estado de calamidade vão receber o pagamento no primeiro dia do cronograma do mês de referência.
Desse modo, os pagamentos do BPC serão feitos no dia 25 de março e do Bolsa Família no dia 18 de março. Para os demais elegíveis, as datas de depósitos seguem o calendário escalonado.
A antecipação do Bolsa Família e BPC não é válida para todo o estado de Minas Gerais, apenas para as cidades com estado de calamidade pública ou emergencial reconhecido pelo Governo.
Portanto, consulte a prefeitura da sua cidade ou a Defesa Civil para confirmar se o município onde você mora foi incluído no decreto de auxílio federal.
Depois, acesse o app ou site Meu INSS para certificar se o endereço cadastrado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está atualizado e corresponde à cidade afetada.
Caso tenha dúvidas, ligue para o telefone do INSS 135 ou procure o CRAS mais próximo.