Nessa segunda-feira (29), a Caixa Econômica Federal começou os pagamentos dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que estavam bloqueado pelo saque-aniversário.
Assim, cerca de 14,1 milhões que optaram pelo saque-aniversário e foram demitidos ou o contrato foi suspenso entre 1° de janeiro de 2020 a 23 de dezembro de 2025 receberão o dinheiro.
No total, serão liberados aproximadamente R$ 7,8 bilhões para o pagamento. A liberação dos recursos foi autorizada pela Medida Provisória 1.331/2025, publicada pelo Governo no dia 23 de dezembro.
O trabalhador que tem direito aos valores optou pelo saque-aniversário, tem saldo no FGTS e teve o contrato de trabalho suspenso ou rescindido entre 1° de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.
Dessa maneira, a liberação vale para rescisões por:
Para descobrir se você tem valores do FGTS bloqueados pelo saque-aniversário, pode conferir em uma agência da Caixa, no aplicativo FGTS ou pelo telefone do FGTS 0800 726 0207.
VEJA TAMBÉM: Como sacar o saldo bloqueado do FGTS pelo saque-aniversário
O pagamento do FGTS bloqueado pelo saque-aniversário será feito em duas etapas.
Os valores serão liberados automaticamente, sem necessidade de solicitação por parte do trabalhador. Mas, a prioridade será para quem já tem uma conta cadastrada no app do FGTS.
Segundo a Caixa, cerca de 87% dos trabalhadores já têm conta cadastrada no aplicativo e receberão o dinheiro diretamente no banco. O crédito vale para contas cadastradas até 18 de dezembro.
Entretanto, quem não tem conta cadastrada pode sacar o valor nos canais físicos da Caixa. Entre eles, as casas lotéricas, agências da Caixa, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui.