Todos os anos, muitas pessoas se perguntam se o Corpus Christi é feriado, principalmente quanto a data se aproxima. Em 2025 ela será nesta quinta-feira, 19 de junho.
Embora seja uma celebração tradicional no Brasil, Corpus Christi é, na verdade, ponto facultativo. Ou seja, cada empresa, cidade ou estado deve decidir se autoriza ou não a folga de seus funcionários.
Portanto, deve conferir as leis do município onde trabalha para saber se terá folga. Ao todo, 17 capitais brasileiras instituíram o Corpus Christi feriado. Continue lendo para descobrir quais são!
Ainda que muitos acreditem que o Corpus Christi é feriado nacional, a data nunca foi. Ela é ponto facultativo, portanto, cabe a lei municipal ou estadual definir se os trabalhadores têm folga.
No total, 17 capitais brasileiras estabeleceram feriado no Corpus Christi. São elas:
Nesses locais, os órgãos públicos e parte do comércio podem não funcionar nesta quinta (19). Nas demais capitais, o funcionamento dos estabelecimentos varia.
Mas, são apenas exemplos, vários outros municípios oferecem folga aos trabalhadores no Corpus Christi. Por isso, você deve verificar a lei do município onde seu trabalho é registrado.
Apesar de não ser feriado nacional, os bancos não abrem no Corpus Christi, no dia 19 de junho. De acordo com a Resolução n.º 4.880, a data não é considerada dia útil para operações bancárias.
Portanto, segundo o calendário da FEBRABAN, os bancos devem retomar o atendimento ao público após o feriado de Corpus Christi no dia 20 de junho de 2025, na sexta-feira.
Boletos, carnês e demais contas que possuem vencimento no dia 19 podem ser pagos no dia seguinte sem cobrança de juros. Portanto, se seu boleto vence no Corpus Christi, fique tranquilo.
Pagamentos e transferências Pix ou TED vão funcionar normalmente. Assim, os correntistas podem continuar movimentando o seu dinheiro sem nenhum problema.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos
Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga!
INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola