Nesta sexta-feira (30), se encerra o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025. No entanto, cerca de R$ 10 milhões de brasileiros ainda não enviaram o documento.
Quem não entregar a documentação dentro no prazo, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. Além disso, pode ficar até com o CPF irregular.
Portanto, se ainda não enviou, veja como declarar rápido para evitar problemas com a Receita Federal.
VEJA TAMBÉM: Como parcelar o Imposto de Renda?
Como declarar o Imposto de Renda rápido?
Ao abrir o Programa IRPF 2025 para declarar o Imposto de Renda, há três opções:
- Importar a declaração entregue em 2024;
- Fazer a declaração pré-preenchida;
- Modelo em branco.
A primeira opção é excelente se o contribuinte for declarar com o mesmo notebook, por exemplo, do ano passado. Desse modo, consegue puxar o arquivo de maneira simples.
Portanto, todas as informações virão junto e basta alterar ou atualizar dados que mudaram. Além disso, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda também economiza muito tempo.
Nesta modalidade, a Receita Federal puxa as informações do contribuinte a partir da sua base de dados. Dessa maneira, preenche uma parte do documento de forma automática.
Já a última opção, com o modelo em branco, é a que leva mais tempo. Isso porque é necessário incluir manualmente todas as informações sobre bens e direitos, rendimentos, entre outros.
Vale ressaltar que, de acordo com especialistas, é melhor enviar o documento incompleto do que declarar o Imposto de Renda atrasado. Afinal, quem não cumpre o prazo está sujeito à multas.
Ao fazer a declaração incompleta, você pode, depois, faz as alterações necessárias. Para isso, basta enviar uma declaração retificadora e evitará maiores problemas com a Receita Federal.
O que acontece se não declarar o Imposto de Renda dentro do prazo?
Ao não cumprir o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda, o contribuinte fica sujeito ao pagamento de multa de atraso. Ela é calculada da seguinte maneira:
Além disso, o CPF pode ficar irregular. Dessa forma, pode impedir a contratação de liberação de empréstimos, emitir passaporte e até prestar concurso público até a regularização.
E, segundo o Fisco, quem não pagar a multa dentro do prazo de vencimento após não entregar o Imposto de Renda, terá a dedução do valor nas restituições futuras com acréscimos.
Portanto, se você ainda não declarou o Imposto de Renda, atente-se ao prazo!