Os Correios estão novamente em greve, por isso, é provável que receba uma entrega atrasada neste momento. Entretanto, isso pode causar transtornos nos consumidores.
Afinal, hoje, muitas compras são feitas online. Por isso, é fundamental conhecer seus direitos para saber qual a melhor maneira de agir diante de problemas com os prazos dos Correios.
VEJA TAMBÉM: Como o Leilão dos Correios funciona?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os prazos informados na compra ou no envio devem ser respeitados. Portanto, os Correios não devem entregar encomenda atrasada.
Sendo assim, se sua encomenda não chegar até o prazo estipulado, você tem direito a:
No caso de entrega atrasada pelos Correios, ainda é possível abrir uma reclamação formal através do site oficial ou telefone 0800 725 0100. Depois, deverá ter sua resposta em até 5 dias úteis.
Caso ainda assim não solucionem seu problema, você pode recorrer ao Consumidor.gov.br ou ao Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
Criminosos estão se aproveitam deste momento, em que os consumidores estão ansiosas pela chegada de sua encomenda atrasada, para aplicar golpes em nome dos Correios.
Para isso, enviam mensagens falsas com promessas de rastreio. Ou, enviam cobranças indevidas, com o argumento de que precisam pagar uma taxa falsa para receber seu pedido.
Para ter mais informações sobre uma entrega atrasada, use os canais oficiais dos Correios:
Vale lembrar que os Correios não enviam links de pagamento por SMS ou WhatsApp. Toda comunicação será sempre feita por canais com domínio “@correios.com.br” ou app oficial.
Portanto, fique atento aos sinais que indicam uma mensagem falsa!