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Correios em greve? Veja quais são os seus direitos com entrega atrasada

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 22 de Maio de 2025 2 min de leitura

Os Correios estão novamente em greve, por isso, é provável que receba uma entrega atrasada neste momento. Entretanto, isso pode causar transtornos nos consumidores.

Afinal, hoje, muitas compras são feitas online. Por isso, é fundamental conhecer seus direitos para saber qual a melhor maneira de agir diante de problemas com os prazos dos Correios.

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Atraso nos Correios: quais são os seus direitos?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os prazos informados na compra ou no envio devem ser respeitados. Portanto, os Correios não devem entregar encomenda atrasada.

Sendo assim, se sua encomenda não chegar até o prazo estipulado, você tem direito a:

  • Reembolso integral do valor pago, caso desista da compra;
  • Entrega imediata do produto, se ainda quiser tê-lo;
  • Indenização por danos materiais ou morais quando tiver prejuízo comprovado.

No caso de entrega atrasada pelos Correios, ainda é possível abrir uma reclamação formal através do site oficial ou telefone 0800 725 0100. Depois, deverá ter sua resposta em até 5 dias úteis.

Caso ainda assim não solucionem seu problema, você pode recorrer ao Consumidor.gov.br ou ao Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Cuidado com golpes!

Criminosos estão se aproveitam deste momento, em que os consumidores estão ansiosas pela chegada de sua encomenda atrasada, para aplicar golpes em nome dos Correios.

Para isso, enviam mensagens falsas com promessas de rastreio. Ou, enviam cobranças indevidas, com o argumento de que precisam pagar uma taxa falsa para receber seu pedido.

Para ter mais informações sobre uma entrega atrasada, use os canais oficiais dos Correios:

  • Site oficial na seção “Rastreamento de objetos”;
  • Aplicativo dos Correios (disponível para Android e iOS);
  • Portal de atendimento e-CORREIOS.

Vale lembrar que os Correios não enviam links de pagamento por SMS ou WhatsApp. Toda comunicação será sempre feita por canais com domínio “@correios.com.br” ou app oficial.

Portanto, fique atento aos sinais que indicam uma mensagem falsa!


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

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