Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

INSS começa a devolução dos descontos ilegais de abril a partir de hoje (26)

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 26 de Maio de 2025 2 min de leitura

Nesta segunda-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia a devolução dos descontos ilegais que aconteceram em abril para aposentados e pensionistas.

O INSS determinou a suspensão de todos os descontos no fim de abril, mas a folha de pagamentos do mês em questão já estava fechada.

Assim, os descontos ainda foram feitos entre 24 de abril a 8 de maio. No entanto, a instituição informou que reteve os valores durante o período para que sejam devolvidos aos beneficiários.

Por isso, a devolução dos descontos ilegais será feita junto ao pagamento da segunda parcela da antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas. Confira as datas!

Calendário da devolução dos descontos ilegais do INSS em abril

Como dito anteriormente, o pagamento da devolução dos descontos ilegais do INSS ocorridos em abril será feito junto à segunda parcela do 13° salário.

Portanto, a data exata do crédito depende do valor do benefício (igual ou maior que um salário mínimo) e do último algarismo do Número de Inscrição Social (NIS).

Os primeiros depósitos serão para beneficiários do INSS que recebem um salário mínimo:

Número final do NISSegunda parcela do 13° + devolução dos descontos ilegais
126 de maio
227 de maio
328 de maio
429 de maio
530 de maio
62 de junho
73 de junho
84 de junho
95 de junho
06 de junho

Já para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais que um salário mínimo, os pagamentos da segunda parcela e devolução começam depois, no dia 2 de maio de 2025.

Número final do NISSegunda parcela do 13° + devolução dos descontos ilegais
1 e 62 de junho
2 e 73 de junho
3 e 84 de junho
4 e 95 de junho
5 e 06 de junho

Descontos antes de abril

Para receber a devolução dos descontos ilegais do INSS ocorridos antes de abril, é preciso informar à instituição que não autorizou determinado débetio em folha.

O serviço de solicitação de reembolso está disponível no aplicativo Meu INSS e por meio do telefone do INSS 135. Depois, o INSS vai acionar a entidade para comprovar a autorização.

Caso não consiga comprovar, a entidade deve devolver aos valores ao INSS que, em seguida, encaminhará aos beneficiários afetados pela fraude no INSS.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.