Com a criação do Pix, os consumidores fazem pagamentos com mais praticidade e facilidade. Mas, criminosos aproveitam para ganhar dinheiro ilegalmente, como com o golpe do Pix errado.
Esse novo golpe conta com a honestidade das vítimas para devolver um Pix que foi “enviado por engano”. No entanto, a devolução é feita para uma terceira conta.
Conhecer os golpes e saber como eles funcionam é fundamental para proteger suas finanças. Afinal, se acontecer com você, conseguirá identificar e evitar a perda de dinheiro.
Para aplicar o golpe do Pix errado, os criminosos só precisam contar com a boa vontade da vítima.
Isso porque, o golpista envia um “Pix errado” – propositalmente – e depois liga para a vítima solicitando a devolução por um novo Pix ou uma transferência comum.
Dessa maneira, a vítima acredita que foi um engano e envia o dinheiro de volta para a conta indicada. No entanto, o criminoso pede ao seu banco o cancelamento do Pix que ele fez.
Assim, o dinheiro recebido é estornado da conta da vítima, mas não cancela a transferência que ela fez para a “devolução”. Portanto, terá um prejuízo financeiro.
O golpe do Pix errado está crescendo cada vez mais porque algumas pessoas não conhecem a maneira ideal de devolver um Pix, o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Para isso, basta acessar o aplicativo ou Internet Banking do banco em que você tem conta. Dentro do extrato da conta, siga o passo a passo abaixo:
- Identifique a transação feita por engano e clique;
- Procure por opções como “Devolver”, “Estorno” ou “Reembolso”;
- Informe qual valor do Pix errado quer devolver;
- Por fim, confirme a transação para que o valor volte à conta de origem.
E pronto! Geralmente, o processo é bem simples. Contudo, se tiver alguma dúvida ou não encontrar a opção de devolução, entre em contato com o seu banco para fazer o reembolso.
Desse modo, o golpista não consegue pedir o cancelamento e gerar nenhum desvio de dinheiro. Isso porque há o registro da transferência e que houve uma devolução seguinte.
Vale ressaltar que receber um Pix errado e não devolver é crime. Portanto, faça sempre a devolução pelo MED para evitar consequências graves e golpes financeiros.