Se você tem saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e sonha com a casa própria, temos uma boa notícia! É possível usar o FGTS para comprar um imóvel residencial.
A Caixa Econômica Federal autoriza essa modalidade dentro de regras específicas. Desse modo, é possível sair do aluguel e adquirir um imóvel novo ou usado, de forma legal e vantajosa.
Para saber mais detalhes sobre as regras atualizadas em 2025, continue lendo a seguir!
Para comprar um imóvel residencial com o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), basta seguir as orientações abaixo:
- Verifique o saldo disponível no aplicativo FGTS da Caixa ou em uma agência;
- Escolha o imóvel dentro das regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- Solicite à sua instituição financeira o uso do FGTS na operação;
- Apresente todos os documentos exigidos;
- Por fim, aguarde a análise e aprovação.
Caso tenha aprovação, o valor é transferido para o vendedor ou incorporadora. Mas, lembre-se que o FGTS não pode ser usado para comprar imóveis comerciais ou terrenos sem construção.
Para usar o FGTS para comprar um imóvel, é fundamental cumprir alguns requisitos básicos. Sendo assim, quem pode adquirir sua casa própria com o saldo FGTS, são:
Você pode usar o FGTS para comprar imóvel novo ou usado, imóvel em construção, pagar parte do valor do imóvel à vista ou para entrada, amortizar ou quitar saldo devedor de financiamento.
Em 2025, de acordo com as regras atualizadas da Caixa, o valor máximo permitido pelo FGTS continua sendo de R$ 1,5 milhão. Portanto, fique atento aos requisitos.
Usar o FGTS para comprar imóvel é uma ótima estratégia para quem deseja sair do aluguel ou conquistar a casa própria com menos burocracia. Algumas das vantagens oferecidas, são:
Assim, seguindo as regras da Caixa, você consegue transformar um direito trabalhista em um investimento seguro e duradouro em benefício do seu patrimônio.