O Banco Central (BC) lançará uma ferramenta que permite que os clientes bloqueiem a abertura de chave Pix em seu nome, aumentando a segurança dos usuários e evitando fraudes.
A informação foi confirmada na última semana pelo chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Breno Lobo.
Com isso, o objetivo é combater a abertura de chaves Pix fraudulentas por criminosos. No entanto, ainda não há data prevista para o início desta funcionalidade.
Segundo Lobo, o bloqueio de chave Pix em seu nome será semelhante a um novo serviço do BC, ofertado a partir de dezembro, que permitirá informar aos bancos que não deseja abrir novas contas.
“No Registrato [sistema do BC], no começo de dezembro, haverá uma funcionalidade que a gente pode assinalar e proibir abertura de contas no seu nome. Se quiser de fato abrir uma conta, comunique ao BC, e volta no Registrato, aperta o botão e não permite abertura de conta. A gente vai fazer isso para chave PIX também em breve”.
Com as duas funcionalidades ativas, mesmo que um criminosos tenha acesso aos dados pessoais de alguém, ele não conseguirá abrir novas contas ou chave Pix no nome da vítima.
Ambas serão integradas ao Registrato, sistema do BC em que os cidadãos podem consultar diversas informações financeiras. Por exemplo, contas abertas, empréstimos e chaves Pix cadastradas.
Caso o indivíduo tenha vontade de abrir um conta ou cadastrar uma nova chave Pix, basta acessar o Registrato e desativar temporariamente o bloqueio.