Nesta quinta-feira (28), o Banco Central anunciou novas regras para melhorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta criada para proteger os usuários que usam o Pix.
A mudança, que começa a valer a partir de 1° de outubro, facilita a devolução de valores para vítimas de fraudes, golpes ou coerção. Assim, será mais rápida e eficiente, ampliando a segurança.
O MED passará a ser feito de forma 100% digital. Dessa maneira, uma transação poderá ser contestada com facilidade, sem precisar entrar em contato com a instituição financeira em canais de atendimento.
VEJA TAMBÉM: Como descobrir qual chave-Pix é mais segura?
A principal mudança está no processo de contestação. Antes, quando alguém sofria um golpe, era preciso entrar em contato com o banco para solicitar a devolução.
No entanto, esse procedimento era demorado muitas vezes. Com isso, as chance de recuperar o dinheiro eram reduzidas, já ele poderia já ter sido movimentado para outra conta.
Mas, com as novas regras do Pix, a partir de outubro de 2025, o pedido poderá ser feito diretamente no aplicativo da instituição financeira, dentro do próprio ambiente do Pix.
Ou seja, o usuário terá um canal de autoatendimento digital, sem depender de ligações ou atendentes. Para o BC, isso aumenta a agilidade e velocidade nas contestações de transações fraudulentas.
Assim, aumentam as chances do dinheiro ainda estar disponível na conta do fraudador. Portanto, facilita a recuperação do dinheiro em caso de golpes ou fraudes com transferência pelo Pix.
VEJA TAMBÉM: Descubra como ganhar dinheiro no Pix!
Outra novidade importante das novas regras do Pix, é a possibilidade de rastrear o caminho do dinheiro. Isto é, a devolução poderá ser feita a partir de outras contas, não apenas da usada na fraude.
Afinal, hoje em dia, o ressarcimento dos valores só pode ser feito a partir da conta que recebeu o Pix fraudulento. Mas, golpistas costumam transferir os valores rapidamente, dificultando a devolução.
Com a atualização, será possível recuperar o valor mesmo que ele já tenha sido transferido. Isso porque, com os aprimoramentos, o MED vai identificar os possíveis caminhos dos recursos.
Essa melhoria estará disponível de forma opcional a partir de 23 de novembro de 2025. Contudo, a partir de fevereiro de 2026, ela será obrigatória para todos os bancos.
Portato, as novas regras do Pix trazem mais segurança e tranquilidade para milhões de brasileiros. O processo ficará mais simples e mais rápido, já que todo o pedido poderá ser feito pelo celular.