Nos últimos dias, circula uma notícia nas redes sociais que, a partir de janeiro de 2026, a Receita Federal passaria a notificar adultos que moram com os pais ou em imóveis de parentes.
Por isso, a Receita Federal emitiu um alerta dizendo a informação é falsa. De acordo com o órgão, as fake news são “aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao Governo”.
Assim, a Receita alerta para que as pessoas não acreditem em tudo que leem na internet.
Segundo a notícia falsa que circula nas redes sociais, adultos que moram com os pais ou em casas de parentes sem contrato formar ou declaração do aluguel seriam notificados pela Receita Federal.
Isso seria uma suposta medida relacionada à criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), conhecido popularmente como “CPF dos imóveis“. Mas, de acordo com a Receita Federal:
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026. A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido”.
O novo sistema não tem relação com cobrança de imposto para quem mora com os pais. Ele apenas vai reunir todas as informações sobre imóveis em um único banco de dados.
Portanto, o órgão reforça a importância de não cair em fake news e sempre verificar a veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la, para não disseminar desinformações que causam medo.