Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Como comprar carros com dívidas?

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Março de 2023

Comprar carros com dívidas é possível e isso é mais comum do que parece. Mas, a grande questão é: será que é algo vantajoso? Vale a pena?

Se você está prestes a assumir as dívidas de um carro por meio de um financiamento, é preciso entender toda a situação para não correr nenhum risco maior. Além, é claro, de não ficar no prejuízo.

Quer entender melhor sobre este processo de comprar carros com dívidas? Continue a leitura!

Por que comprar carros com dívidas?

Querer comprar um carro que venha junto com ele algumas dívidas pode parecer uma furada, mas não é bem assim que parece – principalmente porque está cada vez mais difícil no Brasil comprar um carro novo, ou seja, um automóvel zero.

Dessa forma, as pessoas encontram algumas saídas para conseguir adquirir o seu carro por um preço mais em conta.

Neste caso, é basicamente comprar de um terceiro ou uma empresa e assumir as parcelas que ainda restam do financiamento. 

Nessa situação, o carro a ser vendidos ainda não está quitado, e os motivos são:

  • O dono  pretende ter um novo automóvel e vai querer trocar ou; 
  • O dono não consegue mais arcar com as parcelas e está repassando o veículo para um novo comprador.

Mas, para que isso aconteça, a pessoa que vai comprar precisa ter crédito para isso ou aprovação de uma instituição financeira para intermediar e agir como fiadora da compra.

VEJA TAMBÉM Descubra como comprar carro sem dar entrada

É vantajoso comprar carro com dívida?

Comprar um carro com dívida pode ser uma opção barata e prática, pois o ex-dono já terá arcado com algumas ou a maioria das parcelas. 

Dessa forma, você pega o automóvel por um valor menor.

Entretanto, o comprador precisa estar sempre atento aos detalhes e é preciso tomar alguns cuidados importantes:

  • Não realizar contratos informais. Cuidado para não assumir uma dívida de outra pessoa sem fazer de maneira formal a transferência do contrato para o seu nome;
  • Veja se o carro tem outras dívidas em aberto sem ser as parcelas do financiamento. Se sim, peça para o antigo motorista resolvê-las. Entre elas, IPVA, multa de trânsito, DPVAT, entre outras;
  • Espere todo o processo ser aprovado pela instituição financeira para seguir e não realize ou antecipe nenhum tipo de pagamento sem a liberação prévia.

Passo a passo para comprar carro com dívidas

É possível comprar um carro com dívidas de várias formas, seja ela formal ou informal.

O recomendado sempre será optar pelo método mais seguro, que é sendo intermediado por uma empresa e com garantia de contrato e transferência.

Veja a seguir como tocar este processo.

1º passo: o comprador do veículo levará até a financiadora algumas documentações como: comprovante de renda; comprovante de residência e documento de identificação;

2º passo: junto com o vendedor, o comprador vai solicitar a transferência da dívida;

3º passo: a instituição credora vai realizar uma análise de risco para verificar a situação do novo comprador no mercado, isto é, se ele tem dívidas, nome sujo, entre outros fatores;

Por este motivo, antes de comprar um veículo é importante sempre quitar todos os débitos que se tem em aberto.

4º passo: quando a transferência foi feita e concluída, é necessário que se elabore um contrato que especifique e detalhe a transferência do veículo. É importante constar todas as responsabilidades de ambos, seja de comprador como de vendedor;5º passo: agora, reconheça o contrato em cartório para que ele tenha validade e confirme a transferência junto a empresa credora.

VEJA TAMBÉM Alugar ou comprar carro? Qual a melhor opção?



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.