Como saber se meu celular foi clonado? Confira dicas para se proteger!
Confira dicas de como saber se o seu celular foi clonado e também de como se proteger para que isso não aconteça.

Os golpes envolvendo as tecnologias estão cada vez mais rotineiros. Por isso, como saber se meu celular foi clonado?
Essa é uma pergunta muito comum, ainda mais com tantas tentativas de fraudes.
E mais: caso isso aconteça, os seus dados podem estar comprometidos e informações pessoais, como senhas, fotos, vídeos, documentos e muito mais.
Além disso, um bandido com o celular clonado ainda pode dar prejuízo financeiro, caso tenha acesso a aplicativos de bancos.
Como saber se meu celular foi clonado?
Há várias formas de descobrir se um celular foi clonado e você precisa ficar atento aos sinais, principalmente externos.
Afinal, o bandido vai tentar utilizar os seus serviços e, principalmente, mandar mensagem para os seus contatos.
Veja alguns sinais mais comuns:
- Verifique se no seu aparelho existem novos aplicativos instalados, mas que você desconhece. Se sim, pode ter alguém se infiltrando no seu celular remotamente e tentando instalar apps que vão comprometer a sua autonomia e pegar o controle do seu aparelho;
- Veja se há números desconhecidos salvos, principalmente ligações na sua caixa de recebidas e realizadas;
- Ao fazer uma ligação, você escuta alguns sinais ou barulhos? Podem haver hacker no seu aparelho monitorando suas ligações;
- O celular está mais lento? Cuidado, pois o seu celular pode estar sendo utilizado em segundo plano por um aplicativo remoto monitorando suas atividades e realizando checagem simultâneas;
- Seu consumo de dados aumentou? Desconfie e veja o quanto outros aplicativos não utilizados por você podem estar consumindo.
- Alguém entrou em contato com os seus contatos tentando se passar por você? Este é o sinal mais comum.
Meu celular foi clonado: saiba como se proteger!
Agora que você já sabe as práticas mais comuns, é necessário aprender a se proteger para não passar sufoco e acabar tendo o seu celular clonado em diferentes situações.
Além disso, preservar os seus dados e informações.
A primeira dica é:
- Baixe um aplicativo confiável de antivírus.
Mesmo sem pretensão, você acaba entrando em sites maliciosos que vão encher o seu aparelho de vírus e comprometer o seu smartphone. Por isso, é importante ter um antivírus para limpar possíveis malwares.
A segunda dica é:
- Redefina seu aparelho.
A maioria dos aparelhos celulares têm a opção de redefinir o celular para como se fosse de fábrica, e você vai ter ele resetado. Isso pode dificultar a ação criminosa e você recuperar o controle.
A terceira dica é:
- Recebeu algum link? Cuidado, desconfie e não clique!
Cuidado sempre com as correntes de whatsapp ou grupos de aplicativo e desconfiar de qualquer link que possa ser enviado despretensiosamente. Eles podem trazer vírus e deixar o seu aparelho propício à invasão de criminosos.
A quarta dica é:
- Evite fazer compras com wi-fi públicos
É importante não se conectar à rede wi-fi de locais públicos, principalmente realizar compras com ele.
Isso porque os seus dados e aparelho poderá ficar sujeito à qualquer entrada e invasão, pela conexão de rede.
E se você ainda está em dúvidas ou detectou movimentações estranhas em seu celular e precisa de ajuda, esse pode ser o momento de buscar uma assistência técnica.
GetNinjas
A maior plataforma de contratação de serviços do Brasil.
E uma boa opção é encontrar profissionais qualificados na GetNinjas, pois plataforma oferece serviços para verificar possíveis problemas e encontrar soluções para aparelhos eletrônicos.
Gostou desse conteúdo? Então, veja também:
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.