Com IPVA, IPTU, matrículas e várias outras cobranças, o mês de janeiro é apertado! Por isso, muitos esperam o quinto dia útil de fevereiro para receber o pagamento e respirar um pouco.
Afinal, muitos trabalhadores recebem seus salários no quinto dia útil de cada mês. No entanto, nem todos sabem como contar os dias úteis corretamente.
Sabe como descobrir a data é muito importante, uma vez que, geralmente, ela é usada como referência para pagamentos de contas, débitos automáticos, entre outros.
Assim, continue lendo o conteúdo abaixo para descobrir quando é o 5 ° dia útil de fevereiro!
O 5° dia útil de fevereiro é esperado para muitos brasileiros. Afinal, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores devem receber seus salário até esta data.
Em 2026, o quinto dia útil de fevereiro será na sexta-feira, dia 6. No entanto, há trabalhadores que recebem antes, por isso, confira os cinco primeiros dias úteis de janeiro:
Para calcular o 5° dia útil de um mês, basta contar todos os dias a partir do primeiro dia do mês, excluindo os domingos e feriados. Ou seja, o sábado entra no cálculo.
Em janeiro, por exemplo, a contagem de dia útil iniciou no dia 2, quinta-feira, e excluiu o dia 1°, já que é um feriado nacional. Assim, a conta continuou no dia 3 e pulou o dia 5, um domingo.
Caso você não receba o pagamento no quinto dia útil de fevereiro, dia 6, pode tomar algumas atitudes. Entre elas, conversar com o setor de Recursos Humanos para entender o atraso.
Mas, se o problema não for resolvido, o trabalhador CLT pode buscar ajuda jurídica. Isso porque o artigo 459 da CLT determina que os pagamentos devem ser feitos até o 5° dia útil de cada mês.
Vale ressaltar que o sábado entra no cálculo de dia útil, desde que não seja feriado. Por isso, mesmo que não não seja dia de expediente em uma empresa, ele deve ser contabilizado.
Entretanto, muitos bancos não funcionam aos sábados. Dessa forma, quando o 5° dia útil cai em um sábado, as empresas costumam antecipar o pagamento para a sexta-feira.