No dia 13 de maio, uma cena na novela “Vale Tudo” fez a procura pela Defensoria Pública aumentar em 300% no Rio de Janeiro. Além disso, o aplicativo registrou recorde de acesso!
De acordo com a Defensoria do Rio de Janeiro, enquanto o remake estava no ar “tivemos o recorde de 4.560 acessos por minuto no aplicativo. Sendo que o normal é na faixa de 1.000 acessos”.
O órgão completa afirmando que “na mesma data, também houve um aumento nos agendamentos realizados via aplicativo. Ao todo, foram 1.148, o que representa 70% acima da média”.
A cena em questão mostra a decisão da personagem Lucimar de colocar Vasco, pai do seu filho, na Justiça. Na trama, ela passou 8 anos sem receber os direitos do filho Jorginho.
Lucimar ainda recebe ajuda de Daniela, estudante de Direito. Na novela, a estudante ensina a acessar o aplicativo do órgão para que a mãe de Jorginho regularize os valores a serem pagos.
Em apenas uma hora, mais de 270 mil mulheres buscaram informações sobre o direito à pensão. Em São Paulo, também foi registrado um aumento de 49% nos atendimentos na Defensoria Pública.
A Defensoria Pública atende, especialmente, as pessoas que buscam um advogado gratuito. Ou seja, quem não tem condições financeiras de pagar um advogado particular.
As regras variam de acordo com o estado mas, geralmente, as famílias devem ter renda de até 3 salários mínimos (R$ 1.518) por mês. Ou seja, R$ 4.554.
No Rio de Janeiro, você pode agendar um atendimento pelo aplicativo da Defensoria Pública:
- Baixe o aplicativo Defensoria RJ (disponível para Android e iOS);
- Cadastre-se no app com seus dados pessoais;
- Procure a opção “Agendar atendimento” e escolha a área desejada (direito de família inclui pensão alimentícia);
- Preencha as informações, detalhe o motivo do agendamento e forneça os dados solicitados;
- Por fim, acompanhe o andamento do seu agendamento no próprio aplicativo.
Por meio do mesmo aplicativo, é possível ver as movimentações e informações referentes ao processo. No entanto, nem todos os estados oferecem um aplicativo exclusivo.
Determinados estados oferecem um site para acessar a Defensoria Pública, como:
Sendo assim, é fundamental você verificar como funciona especificamente no estado que você reside. Depois, explique seu caso ao defensor ou atendente para seguir com o processo.
É importante ressaltar que a Defensoria atua em diversas causas: cíveis, criminais, familiares, de saúde, consumidor, moradia, violência doméstica, entre outras.
Portanto, se precisar e não tiver condições no momento de pagar um advogado, não deixe de ir atrás dos seus direitos.