5 hábitos financeiros difíceis de adquirir, mas que valem para a vida toda

author

Por Infomoney, 30 de Setembro, 2016 16h09

SÃO PAULO – Todas as pessoas se arrependem de algumas decisões financeiras que já tomaram em determinados momentos, como não ter feito certa compra, ter economizado mais, não ter aproveitado um salário da forma correta, entre outras.

Felizmente, você não precisa se arrepender de todas as escolhas erradas que já fez: existem alguns passos que, se você tomar da forma correta, podem evitar que isso aconteça. Como explicou o , não são hábitos fáceis ou que serão adquiridos do dia para a noite, mas eles garantem que você não passe por situações ruins no futuro.

Confira quais são:

1. Crie um orçamento e siga-o

“Ter a disciplina necessária para seguir um orçamento todo o mês vai garantir que você controle sobre seu dinheiro”, explicou o conselheiro financeiro Jamie Pomeroy. Para que isso seja possível, ele diz que é necessário criar um orçamento com o qual você consiga se adaptar facilmente.

Uma boa forma de manter o controle sobre suas finanças é utilizando aplicativos de orçamento. O GuiaBolso, Minhas Economias e Mobills são algumas das opções. Para tornar esse processo mais fácil, você também pode estabelecer para onde vai cada quantia de sua renda, evitando gastar fora do orçamento.

2. Crie um fundo para emergências

Ter uma quantia de dinheiro destinada para emergências é fundamental: seja em casos de demissão ou de um conserto do carro, você vai precisar ter uma quantia em mãos para conseguir passar por essas situações sem contrair alguma dívida.

Jamie explica que essa quantia deve ser o suficiente para que você consiga cobrir entre seis a nove meses de despesas. Para começar a economizar com essa finalidade, entretanto, é ideal que antes você quite as suas dívidas e vá cortando seus gastos mensalmente para conseguir economizar cada vez mais.

Veja a notícia completa em: Infomoney.

Comece a usar o aplicativo de
controle financeiro do Mobills gratuitamente!