Orçamento doméstico é primeiro passo para estabilidade financeira

Orçamento doméstico é primeiro passo para estabilidade financeira

Por Folha de São Paulo, 21 de Junho, 2016 11h33

A Estabilidade financeira começa no orçamento doméstico

Uma gestão simples de recursos dentro de casa pode colocaras contas em dia e aproximar a sonhada estabilidade financeira. No entanto, em época de crise, é importante ter atenção redobrada para não fugir do orçamento.

Muitas pessoas não sabem quanto realmente ganham, depois dos descontos no salário com INSS e Imposto de Renda, por exemplo, não sabem quanto realmente sobra para as despesas ou pior, não sabem quanto gastam no mês independente ou não dos descontos no salário.

Lembre-se: ter um bom controle é a base para tomar boas decisões, segurar os impulsos e trabalhar para alcançar os sonhos.

Além disso, estudar maneiras de otimizar os custos, planejar e cortar despesas, são ações que devem ser pensadas e administradas detalhadamente.É recomendado o uso de anotações para as despesas, confiar apenas na memória pode implicar em falhas, números que não batem e despesas esquecidas, sendo praticamente impossível obter um bom controle sem o auxílio da ferramenta ideal.

Depois de saber quanto ganha e quanto está disponível, vêm o próximo passo, descobrir para onde esse dinheiro irá. Faça uma lista com seus gastos fixos, como transporte, condomínio, energia, reserve 20% para variáveis,como lazer ou gastos de emergência, dessa forma, você tem em mãos uma base do quanto vai gastar no mês.

Veja a notícia completa em: Folha de São Paulo.

Comece a usar o aplicativo de
controle financeiro do Mobills gratuitamente!