Títulos do Tesouro Direto

Tesouro Direto é  um programa de venda de títulos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional e que conta com o apoio da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

Para investir no Tesouro Direto é precisa abrir uma conta em alguma correta de valores.

Atualmente, existem três títulos no Tesouro Direto: Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Pré-fixado.

O Tesouro Selic é ótimo para quem quer investir a curto prazo, e seu rendimento segue a taxa Selic (que atualmente está 6,75%). Ou seja, o rendimento do seu investimento depende exclusivamente da taxa Selic.

Uma das vantagens desse título é que você pode sacar o dinheiro investimento mesmo se não estiver perto de seu vencimento.

Já o Tesouro IPCA é ótimo para quem quer investir a longo prazo. Seu rendimento segue a taxa IPCA (que atualmente está 0,29%) mais uma outra taxa que aparecerá no site do Tesouro Direto.

Para entender melhor, preste atenção no seguinte exemplo: taxa IPCA (0,29%) mais 3% é igual o rendimento do Tesouro IPCA.

Você pode sacar o dinheiro investimento mesmo se não estiver perto de seu vencimento, porém você pode ter prejuízo, pois não é possível saber se o dinheiro rendeu ou não até o dia do vencimento.

O Tesouro Pré-fixado talvez seja o mais simples de entender. Você já investe sabendo o quanto ele vai render até o final. Por exemplo: Tesouro Pré-fixado de 7% vai render 7% ao ano, Tesouro Pré-fixado de 5% vai render 5% ao ano e por aí vai.

Porém, ele é o título mais arriscados, pois não te protege da inflação e pode você perder dinheiro com isso.

Todos esses títulos pagam o Imposto de Renda (IR) sobre os lucros, mas o valor já é descontado automaticamente quando você saca seu dinheiro de volta. O IR é regressivo: quanto mais tempo você deixa seu dinheiro aplicado, menos vai ser o valor de seu Importo de Renda.

Se você precisar retirar seu dinheiro (de qualquer título) antes de 30 dias de investimento, vai ter que pagar o IOF.

Quer saber mais sobre os títulos do Tesouro Direto? Veja o seguinte vídeo:

TESOURO DIRETO! Escolha o MELHOR título para você

O Mobills é o software mais completo do mercado para controle e gestão financeira pessoal. Por isso, já é utilizado por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Além de ser o aplicativo de finanças pessoais mais bem avaliado do Brasil! Cadastre-se grátis agora