PGBL

PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é um produto da previdência privada que serve para complementar a renda de aposentados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Quem adquire um plano desses paga uma mensalidade calculada sobre o valor final do benefício que pretendem receber. Esse dinheiro é aplicado em fundo de investimento que vai crescendo ao longo dos anos. As contribuições podem ser feitas esporadicamente ou de uma só vez.

Em geral, as pessoas que compraram contribuem durante 30 anos. É o modelo de previdência voltado para quem declara Imposto de Renda (IR) no formulário completo, pois permite deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual.

O diferimento fiscal feito durante o período de acumulação é compensado no futuro: quando o investidor resgatar os recursos deverá pagar o IR sobre o valor total (aplicações mais a rentabilidade obtida no plano).

É possível sacar o dinheiro a qualquer momento, mas paga-se imposto de renda na hora do saque. Mas, ao contrário das demais aplicações do mercado financeiro, o governo não cobra imposto sobre os rendimentos dos PGBLs.

Quer saber mais sobre PGBL? Leia o seguinte texto:

PGBL ou VGBL: como escolher a sua previdência privada?