Fiador

Fiador é a pessoa que aceita ser responsável pelo pagamento do dinheiro pego em financiamento ou empréstimo por outro indivíduo. Na maioria das vezes, o fiador é acionado na hora de alugar um imóvel ou financiar um automóvel.

Para as empresas que cedem crédito, o fiador é a segurança de que a dívida será paga, pois se o responsável pela dívida não pagar, a empresa cobrará do fiador o empréstimo com juros e outras taxas.

Caso tenha interesse em ser o fiador de um locatário é preciso ter um imóvel quitado em seu nome e que seja na mesma cidade em que a pessoa pretende alugar o imóvel. Além disso, é preciso comprovar uma renda mensal suficiente para arcar com o aluguel, dependendo da exigência de cada imobiliária.

Já para o caso você querer ser um fiador de empréstimo, é preciso ter histórico de bom pagador, além de não possuir nenhuma restrição no nome. Também é preciso apresentar um comprovante de renda. Dependendo da instituição financeira, será preciso apresentar alguns documentos pessoais.

Atualmente, existem empresas especializadas em oferecer serviços de fiança. Ou seja, se você não tiver ninguém que possa ser o seu fiador, então você pode contratar um profissional para isso.

O Mobills é o software mais completo do mercado para controle e gestão financeira pessoal. Por isso, já é utilizado por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Além de ser o aplicativo de finanças pessoais mais bem avaliado do Brasil! Cadastre-se grátis agora