Cartão de Crédito

Segundo o Procon-SP, o cartão de crédito é um meio que possibilita o pagamento parcelado ou à vista de produtos e serviços, obedecidos requisitos pré-determinados, tais como, abrangência, validade, limite do cartão etc. Foi criado com a finalidade de promover o mercado de consumo, facilitando as operações de compra.

O cartão de crédito também se enquadra como uma forma de pagamento eletrônico. Nas versões mais atuais, normalmente ele possui um chip (visando aumentar a sua segurança). Além disso,  apresenta na frente o nome do portador, número do cartão e data de validade e, no verso, o número de segurança (CVV). A maioria dos cartões de crédito tem forma e tamanho padronizados mundialmente.

Vale destacar, ainda, que toda conta de cartão de crédito tem um limite de compras estabelecido pelo banco emissor. As compras realizadas reduzem o limite disponível até que, ao zerar, novas compras serão negadas. O pagamento da fatura libera o limite para ser utilizado novamente.

Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil: Visa, Mastercard, Elo, American Express, Hipercard e Diners Club. 

Algumas curiosidades sobre os cartões de crédito:

- Os juros variam de cartão para cartão, muitas vezes nem mesmo cartões que possuem a mesma bandeira têm a mesma taxa de juros. Isso ocorre porque os bancos são os responsáveis por especificar as taxas de juros.

- Todos os cartões possuem um código de segurança. Esse código é comumente solicitado ao fazer uma compra por telefone ou internet, e é expresso pelos 3 números que ficam na parte de trás do cartão ou pelos 4 números da frente de um cartão, caso seja um cartão de crédito American Express.

- O cartão de crédito funciona, na realidade, como um simples empréstimo. Quando você decide parcelar uma fatura, pagando o valor mínimo, você acaba contraindo um empréstimo e, como qualquer outro banco, você poderá pagar taxas por tal empréstimo.

- Evite ter vários cartões de crédito, tenha no máximo 2. Quem tem muitos cartões não consegue controlar de maneira ideal suas finanças, além do gasto adicional que tem com anuidades.

- Você não deve efetuar o pagamento de taxas cobradas ou serviços controlados pelo Governo no cartão. Dentro dessa lista estão serviços como energia, água e impostos.

Quer aprender mais sobre como utilizar o cartão de crédito com eficiência? Leia os seguintes textos:

Saiba como usar o cartão de crédito a seu favor

Cartão de Crédito: 21 dicas para não perder o controle do seu

Aquilo que você talvez não saiba, mas deveria saber, sobre seu cartão de crédito

10 dicas para usar melhor seu cartão de crédito

O que fazer para escapar dos altos juros do cartão de crédito

Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos

Limite do cartão de crédito: entenda como funciona

Cartão de crédito consignado: como funciona?