Capitalização

Capitalização é a aplicação, reinvenção ou reaplicação dos resultados do patrimônio de uma empresa. Ou seja, é quando o capital é aplicado e sobre ele incide uma taxa de juros, que acaba por acumular mais capital.

Também é um termo utilizado na economia para relacionar as formas de juntar valores, também chamado de capitalização de juros.

Para entender melhor, preste atenção no seguinte exemplo: você aplica R$ 200, e sobre este valor ocorre uma taxa de 10% de juros do investimento por mês. Ao fim do primeiro mês de aplicação, a capitalização soma R$ 220.

A capitalização pode ser classificada como simples e composta. A primeira se estabelece de uma fórmula que não considera o valor inicial para o cálculo dos juros sobre o que foi capitalizado. Já a capitalização composta considera os juros como parte do capital global, incidindo juros sobre juros.

Títulos de capitalização são uma aplicação bancária regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que tem a finalidade de guardar dinheiro e participar de sorteios de prêmios.

O Mobills é o software mais completo do mercado para controle e gestão financeira pessoal. Por isso, já é utilizado por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Além de ser o aplicativo de finanças pessoais mais bem avaliado do Brasil! Cadastre-se grátis agora