Caderneta de poupança

Caderneta de poupança é uma forma de investimento garantida pelo Governo Federal que oferece remuneração mensal, em juros e correção monetária, para os estoques monetários ali depositados. Então, caso você retire o dinheiro antes de completar 30 dias, a poupança não pagará o rendimento.

Ela está isenta de taxas e juros, porém os bancos podem cobrar taxas de movimentações, como transferências para outras contas bancárias ou saques.

É o investimento que menos rende e não é recomendável para quem tem pressa em resgatar o dinheiro investido. Também é importante realizar aportes todos os meses, pois o índice de rendimento cai mensalmente.

Atualmente, o rendimento da poupança é calculado a partir da rentabilidade da taxa Selic, segundo a data de aniversário da aplicação.

O rendimento é de 0,5% ao mês, somado com a Taxa Referencial enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%. Caso a meta da taxa Selic no ano seja igual ou inferior a 8,5%, o rendimento será de 70% da meta da taxa da Selic ao ano, mensalizada, acrescido da TR.

Quer aprender mais sobre a caderneta de poupança? Leia os seguintes textos:

Ainda vale a pena investir na poupança hoje?

Solucione as suas 7 maiores dúvidas sobre juros de poupança

Veja 8 detalhes que você deveria saber sobre o rendimento da poupança na sua conta

Será a hora de abandonar a poupança?