Ágio

Ágio significa o valor a mais que é cobrado sobre determinada mercadoria ou operação financeira. Pode ser classificado como um sinônimo para juro ou lucro, dependendo da maneira que for empregado.

Também pode ser considerado a diferença entre a cotação da moeda de um país em comparação a de outro, e a comissão de banqueiro ou cambista recebida pela troca de moedas nacionais por estrangeiras.

Para entender melhor, preste atenção no seguinte exemplo: você compra um certo produto e parcela em 10 prestações. No ato do parcelamento, pode ser cobrado juros. Assim, haverá uma diferença entre o preço inicial e final. Essa diferença é o ágio: a quantia adicional cobrada na forma de juros.

Outro exemplo é o que ocorre nos processos de leilões. Um certo artefato vai à leilão e só pode ser adquirido por um valor mínimo estipulado pelo leiloeiro. Quando este valor é ultrapassado, todo o montante restante é considerado ágio do produto. Neste caso, ágio está relacionado com lucro.

O seu antônimo é o deságio, quando ocorre justamente o contrário: qualquer aquisição feita com valor abaixo do que é cobrado no mercado.