You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Controle de gastos pessoais prático, simples e eficiente.

Mais de 7 milhões de pessoas já escolheram o Mobills como o seu app para controle de gastos. Faça como elas e evite sustos ao final do mês.

Aplicativo mais bem avaliado do Brasil.

Baixe grátis agora

Mobills Aplicativo Android Mobills Aplicativo Apple Store
Controle de Gastos

Controle de gastos

O controle de gastos mensais deveria ser feito por todos, e não apenas uma vez, mas ao longo de todo o ano. Você ficaria surpreso com a quantidade de despesas supérfluas e coisas que poderiam ser cortadas sem qualquer tipo de prejuízo. Isso ocorre porque não temos uma visão geral do nosso dinheiro e, assim, acabamos sendo influenciados por vendedores ou ocasiões. Planejar as suas finanças e controlar os gastos, por outro lado, ajudará você a economizar e a realizar seus sonhos.

Mobills é um aplicativo para controle de gastos completo, prático, simples e eficiente

Conheça nossos recursos para você fazer seu planejamento financeira pessoal completo e entender tudo o que acontece com o seu dinheiro.
Controle de Contas e Saldo
Não perca prazos

Com o Mobills, você receberá lembretes por e-mail e notificações no aplicativo sobre suas contas a vencer.

Controle de Contas e Saldo
Gerencie suas contas

Entenda o fluxo de suas contas, qual a frequência de cada uma e como você pode planejá-las da melhor forma.

Controle de Contas e Saldo
Acompanhe despesas por categoria

A categorização de gastos é fundamental para que você entenda exatamente quais estão sendo os pontos críticos no seu orçamento.

Controle de Contas e Saldo
Defina metas de gastos

Estabeleça metas para cada categoria de gasto, de acordo com o que você pretende economizar ou mesmo para planejar novas despesas.

Controle de gastos pessoais

A busca por uma vida financeira mais saudável deve ter como pilar um bom controle de gastos pessoais. O que isso significa?

Ao fazer um planejamento financeiro de qualidade, que tenha como objetivo reduzir as dívidas, regular as contas ou juntar dinheiro para conquistar sonhos e objetivos, é importantíssimo ter em mente como estão os gastos mensais, ou seja, para onde vai o seu dinheiro.

Além de entender exatamente o local de destino, você consegue também traçar planos de ação capazes de reverter situações negativas ou melhorar aqueles cenários que vêm dando muito certo.

Vamos te ensinar a dominar o seu dinheiro e ter o controle ideal das finanças.

O que é controle de gastos?

O controle de gastos é a noção e análise de todo e qualquer valor gasto por uma pessoa em períodos específicos — o interessante é fazer um acompanhamento mensal — além do planejamento em relação às transações financeiras pessoais.

Em outras palavras, podemos entendê-lo como uma gestão robusta daquelas quantias que saem da nossa conta do banco ou da carteira.

A importância de fazer um controle de gastos mensais

Somente um bom controle de gastos é capaz de promover a tão buscada saúde financeira.

Dizemos isso justamente porque sem essa análise é muito difícil entender quais são os principais problemas quando o assunto é dinheiro e como eles podem ser contornados.

Sabendo disso, já entendemos que essa rotina saudável promove muitos outros benefícios alcançados “de tabela”.

Selecionamos os principais abaixo para que você possa entender, de forma prática, os motivos para começar a fazer o controle de gastos pessoais agora mesmo:

  • possibilidade de juntar dinheiro para realizar sonhos e conquistar objetivos;
  • melhora na rotina e na vida pessoal, já que muitas preocupações que envolvem contas e dívidas são reduzidas;
  • diminuição no acesso a juros e taxas abusivas de bancos e instituições financeiras como um todo;
  • maior noção e poder dos seus gastos, permitindo a realização de escolhas mais inteligentes;
  • redução daqueles gastos desnecessários.

Como fazer o seu controle de gastos de forma efetiva?

Para aprender a fazer um bom controle de gastos, além de entender os principais benefícios em adotar a prática no dia a dia, também é preciso saber as melhores formas de aplicar algumas lições na rotina.

Veja mais sobre elas agora mesmo.

1. Tenha noção de tudo o que você gasta

Para ganhar a capacidade de controlar os seus gastos, primeiramente é preciso entender quais são eles, para onde eles vão e qual parcela do seu salário é direcionada para cada coisa.

Por isso, a melhor forma de acompanhar é registrando cada transação.

Encontre a melhor forma de anotar essas informações e crie um hábito que possa ser facilmente aplicado na rotina. Assim, você não se cansa e perde o interesse em fazer esse acompanhamento.

2. Estabeleça limites por categoria

Já que o objetivo é controlar as despesas, tenha em mente algo muito simples, mas não tão fácil de ser aplicado se não houver disciplina: é importante estabelecer limites de gastos para uma série de categorias de coisas que você acaba comprando mensalmente.

Lazer, alimentação fora de casa, transporte, compras online e vestuário são apenas algumas das várias categorias que devem ser criadas por você.

Isso tudo só vai ser possível caso haja uma devida análise dos seus gastos, ou seja, inicialmente é preciso saber para onde vai o seu dinheiro e como são seus hábitos de compra.

Aplicativos de controle de gastos são ótimas opções para isso, já que eles oferecem gráficos e análises justamente por tipo de compra.

Depois de entender como estão os seus hábitos quando o assunto é gastar, faça um cálculo e defina limites.

Por exemplo: se você vem exagerando no Uber, estabeleça um valor mensal que seja saudável e não comprometa o restante das contas.

Com essas metas, fica muito mais difícil perder o controle!

3. Não gaste mais do que você ganha

Muitas pessoas se iludem com os altos limites do cartão de crédito e, em um só mês, podem gastar até mesmo duas vezes o valor do salário.

E isso não acontece apenas com o cartão de crédito, mas também com aquelas compras que podem parecer inofensivas, entretanto, quando feitas de forma descontrolada, assumem um montante muito perigoso para as contas.

Por isso, é importante ter em mente o quanto você ganha e o quanto gasta, lembrando sempre das contas fixas do mês.

Se você ganha R$3.000 e o aluguel é R$1.000, então, podemos dizer que mensalmente você já não tem aquele valor cheio para gastar, fora todas as outras contas. Lembre-se disso!

4. Tenha uma reserva de emergência

Quando trabalhamos com os objetivos de ter uma vida financeira mais saudável, o resultado que espera-se alcançar é o do saldo positivo.

Ou seja: mesmo com todas as contas e gastos em geral, você deverá ter uma quantia disponível para imprevistos.

O ideal é que ela seja direcionada para um lugar em que você não vai encostar no dinheiro, salvo justamente aqueles momentos de necessidade.

Para que essa reserva de emergência possa ser acumulada, alguns hábitos podem ser interessantes:

  • faça uma comparação de preços sempre que for comprar algo;
  • no supermercado, tente buscar pelas alternativas mais em conta;
  • aguarde por promoções ao fazer compras maiores;
  • analise os gastos em excesso e faça um corte naqueles em que é possível.

Planilha de controle de gastos funciona?

Boa parte das pessoas que estão em busca de melhorar a saúde financeira e entender melhor sobre as transações pessoais recorrem a um modelo de planilha ou tabela de controle de gastos.

É possível encontrar diversos modelos prontos de planilha para controle de gastos na internet, que contam com algumas categorias já existentes e que fazem um cálculo de acordo com os valores colocados por uma pessoa.

Também existem aqueles que preferem criar a própria planilha e alimentá-la mensalmente, anotando todos os gastos e fazendo as análises de forma independente, já que um documento do Excel não oferece dados qualitativos, por exemplo.

A planilha de controle de gastos pessoais é uma opção que funciona e que pode ser ideal para perfis bem específicos de pessoas, mas quando falamos em um cenário geral que abrange grupos maiores de usuários da internet, ela pode não ser tão interessante assim.

Isso se deve a alguns fatores, e vamos falar sobre eles agora mesmo.

Saiba por que uma planilha de controle de gastos pode não ser a melhor opção para você

Inicialmente, pense na questão da praticidade.

Hoje em dia, podemos acessar uma infinidade de informações na palma da mão via celular, o que vem modificando o comportamento dos usuários de tecnologias.

Ou seja: acessar o computador se transformou em uma tarefa que, para muitas pessoas, gera até um pouquinho de preguiça quando não é para o trabalho ou ações de extrema importância.

Essa falta de praticidade faz com que alguns gastos possam passar despercebidos e não sejam anotados na planilha logo de cara. Afinal, a usabilidade delas não é tão legal pelo celular.

E, quando falamos sobre controle de gastos, o ideal é registrar absolutamente tudo.

Pensando neste trabalho, opções facilmente acessadas pelo celular, por exemplo, são mais indicadas.

Além disso, vamos analisar as questões de segurança.

Um documento no Excel ou no Google pode sofrer acessos de terceiros de forma muito mais fácil do que aplicativos específicos para controle de gastos pessoais, que investem pesado na proteção dos dados e dificultam possíveis “ataques”.

Mesmo que não sejam ataques de hackers ou pessoas mal intencionadas, preencher uma planilha no computador pode te deixar vulnerável para aquele colega de trabalho que senta próximo a você ou qualquer outra pessoa que possa ter acesso a ela, mesmo que por alguns minutos.

Por fim, um outro ponto pelo qual o uso das planilhas não é muito recomendável é pela questão das análises.

Se você não tem muita facilidade com números e ainda não desenvolveu noções de planejamento financeiro e desenvolvimento de metas, pode ver um tanto de valores na tela do computador e não saber exatamente o que fazer.

Sendo assim, vale investir em recursos capazes de fazer um auxílio também no momento do “o que fazer”.

Qual o melhor aplicativo para controle de gastos pessoais?

O melhor aplicativo de controle de gastos, definitivamente, é aquele que oferece os recursos mais completos de forma simples, intuitiva e de fácil acesso para o usuário.

Além disso, recursos “a mais” como a análise dos dados quantitativos e auxílio no desenvolvimento daquelas metas que falamos anteriormente também é um ponto positivo e que merece atenção na hora de analisar as principais ofertas.

Outro fator que deve ser levado em consideração são as avaliações do público e diretrizes de segurança.

Afinal, você não quer expor todos os seus dados e informações financeiras (e pessoais) para um sistema vulnerável, correto?

O app Mobills é uma ótima opção para pessoas que estão em busca de dominar o dinheiro com um bom controle de gastos.

Além de oferecer toda a solução gratuita para o usuário, existem também opções pagas com recursos ainda mais completos que prometem — e cumprem — a missão de melhorar a saúde financeira de uma pessoa.

Ao baixar o aplicativo, você acessa um dashboard completo com as informações sobre os seus gastos e entrada de dinheiro. Veja alguns recursos que podem ser acessados nele:

  • análise de receitas e despesas;
  • economia mensal, com um gráfico que representa a porcentagem de valor salvo naquele período e o quanto isso impacta nos gastos totais;
  • despesas por categoria como transporte, serviços e coisas para a casa;
  • possibilidade de fazer um planejamento financeiro;
  • histórico das transações;
  • análise dos cartões de crédito;
  • desenvolvimento de metas e objetivos financeiros, que são acompanhados pelo aplicativo a partir de dicas e insights poderosos.

Agora que você já entendeu as melhores formas de trabalhar com o seu dinheiro rumo a um bom controle de gastos, é hora de colocar a mão na massa e começar a se organizar de verdade!

Mais de 7 milhões de pessoas já escolheram nosso app para o controle de gastos pessoais. Faça como elas e evite sustos ao final do mês.

mobills-play-store mobills-apple-store

Aprenda sobre finanças pessoais

Aprenda como sair das dívidas, controlar os seus cartões de crédito, economizar dinheiro, fazer o seu planejamento financeiro, ganhar dinheiro e investir para atingir a liberdade financeira.
Ler mais em Mobills Educação
Ler mais em Mobills Educação